sábado, 28 de abril de 2012

Will Power confirma domínio, bate recorde da pista e faz pole em SP

O australiano Will Power confirmou que é o homem a ser batido no Grande Prêmio de São Paulo da Fórmula Indy, que ocorre neste domingo no circuito de rua do Anhembi. O piloto da Penske, vencedor das edições anteriores da prova, conquistou a pole position da corrida paulistana pela segunda vez, com o tempo de 1min21s404. O escocês Dario Franchitti, dono de quatro títulos da categoria, divide a segunda fila com ele. Scott Dixon, James Hinchcliffe, Ryan Hunter-Reay e Justin Wilson completam a lista dos seis primeiros.
No Q2, em que os pilotos vão à pista com menos combustível do que na briga pela pole position, Power rodou a 1min21s271, estabelecendo novo recorde do circuito. A marca mais rápida da história era esperada por pilotos e dirigentes se o asfalto permanecesse seco em São Paulo, o que aconteceu durante todo o sábado.
Os brasileiros não foram bem na classificação deste sábado. O único a avançar à segunda fase do treino foi o baiano Tony Kanaan, que largará da 12ª colocação, logo à frente de Rubens Barrichelo. Hélio Castroneves, prejudicado pelo acidente no segundo treino livre desta manhã, decepcionou e conseguiu apenas a 20ª posição do grid. Bia Figueiredo ficou em 21º.
O treino - A pilota brasileira foi a primeira a deixar os boxes para tentar marcar sua volta rápida, mas a falta de conhecimento do novo carro fez com que a brasileira tivesse dificuldades para andar no ritmo dos rivais e ela ficou com a 21ª colocação do grid. Tony Kanaan conseguiu bom desempenho com sua KV e passou para a segunda fase do treino. Rubens Barrichello teve 1min22s393 como melhor volta, foi o sétimo de seu grupo no Q1 e larga em 13º.
O segundo grupo de pilotos da primeira fase demorou mais a deixar os boxes. Ed Carpenter foi o primeiro a se arriscar nas ruas de São Paulo, a nove minutos do fim da seção. Como já era esperado, Dario Franchitti, Ryan Hunter-Reay e Ryan Briscoe não tiveram problemas para avançar na briga pela primeira colocação do grid de largada. Já Hélio Castroneves decepcionou e sai apenas da 20ª posição.
Na segunda fase do treino, Tony Kanaan ficou pelo caminho. Ele foi o mais lento dos 12 pilotos que retornaram à pista em São Paulo, com 1min22s521, e largará logo à frente de Barrichello neste domingo. Will Power foi o mais rápido da seção e avançou à briga pela pole position ao lado de James Hinchcliffe, Scott Dixon, Dario Franchitti, Justin Wilson e Ryan Hunter-Reay.
O australiano foi à pista no Q3 com a responsabilidade de confirmar seu favoritismo e não decepcionou. Já em sua segunda volta, marcou 1min21s404 e garantiu a primeira colocação. Dario Franchitti ainda chegou a ameaçar o reinado do australiano em seu terceiro giro, mas ficou a 0s044 do tempo anotado pelo líder do campeonato.
Veja o grid de largada para o GP de São Paulo da Indy 
1 - Will Power (AUS/Penske) 
2 - Dario Franchitti (ESC/Ganassi) 
3 - Scott Dixon (NZL/Ganassi) 
4 - James Hinchcliffe (CAN/Andrett) 
5 - Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti) 
6 - Justin Wilson (GBR/Dale Coyne) 
7 - Graham Rahal (EUA/SC-Ganassi) 
8 - Mike Conway (GBR/AJ Foyt) 
9 - Josef Newgarden (EUA/Fisher-Hartman) 
10 - Ryan Briscoe (AUS/Penske) 
11 - Marco Andretti (EUA/Andretti) 
12 - Tony Kanaan (BRA/KV) 
13 - Rubens Barrichello (BRA/KV) 
14 - EJ Viso (VEN/KV) 
15 - JR Hildebrand (EUA/Panther) 
16 - Charlie Kimball (EUA/NN-Ganassi) 
17 - Simon Pagenaud (FRA/Schmidt-Hamilton) 
18 - James Jakes (GBR/Dale Coyne) 
19 - Sebastien Bourdais (FRA/Dragon) 
20 - Hélio Castroneves (BRA/Penske) 
21 -Ana Beatriz Figueiredo (BRA/Andretti) 
22 - Ed Carpenter (EUA/Ed Carpenter) 
23 - Simona de Silvestro (SUI/HVM) 
24 - Oriol Servia (ESP/Dreyer Reinbold) 
25 - Katherine Legge (GBR/Dragon) 
26 - Takuma Sato (JPN/Rahal-Letterman-Laningan)
Fonte:gazetaesportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário