quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Thiago Neves afirma: "Flamengo é grande mesmo sem Ronaldinho"

Embora Ronaldinho Gaúcho dê declarações otimistas, sua permanência no Flamengo em 2012 ainda é incerta. O meia não recebeu cerca de R$ 3 milhões que tinha direito por conta de salários atrasados. Mas Thiago Neves, um dos principais nomes da equipe, avisa que o time terá o mesmo valor com ou sem o camisa 10.
"O Ronaldo é importante pelo nome, pela marca, traz patrocinadores. Mas o Flamengo é muito grande mesmo sem ele", definiu Thiago Neves antes da gravação do Troféu Mesa Redonda, da TV Gazeta.
O companheiro não minimiza a presença de um atleta que foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa duas vezes, mas avisa que o Rubro-negro precisa ser forte sempre. "O que for decidido vai ser o melhor para ele e para o clube. Mas é necessário pensar só no clube, que é maior do que todos os jogadores", reforçou.
A principal pendência que pode limitar a uma temporada a passagem do pentacampeão pela Gávea é a dificuldade da Traffic em pagar a parte de seu salário que foi combinada. O Flamengo assegura que tem cumprido com o acordo e a esperança do atleta é a busca de patrocinadores para substituir o fundo de investimentos.
Em campo, a queda de rendimento de Ronaldinho Gaúcho coincidiu com a má fase do clube, que deixou de brigar pelo título brasileiro e terminou o torneio em quarto lugar, com a vaga na Libertadores. "Mas não sei a razão. Foi uma má sequência de jogos normal, que Corinthians, Vasco e Botafogo também tiveram. Todos têm", defendeu Thiago.
"Infelizmente, se tivéssemos ganhado pelo um daqueles dez jogos que ficamos sem vencer, estaríamos na briga pelo título na última rodada. Mas o Brasileiro é assim, ganhou quem foi mais regular", completou o meia.
Thiago Neves concorre ao Troféu Mesa Redonda de melhor segundo meio-campista do Campeonato Brasileiro com Danilo, do Corinthians, e Douglas, do Grêmio. A premiação será exibida às 22h30 (de Brasília) deste domingo na TV Gazeta.

fonte:gazetaesportiva.net

Liminar é cassada e MGF volta a comandar o clube

Foto: José Carlos Júnior/ecbahia.com
Assim como aconteceu na eleição passada, em 2008 (com a diferença de que, na época, a oposição tentou interromper o pleito desde o início, chegou a conseguir, mas sofreu uma reviravolta na madrugada anterior), a diretoria do Bahia derrubou a liminar que determinava a extinção da atual gestão, além da suspensão das eleições desta terça-feira, na sede de praia. O pedido foi concedido pelo desembargador Gesivaldo Brito às 1h28 da manhã desta quarta.
Pelo Twitter, logo após a notícia, ainda antes de dormir, o candidato único à reeleição Marcelo Guimarães Filho comemorou, de olho no novo mandato até 2014. “Sempre confiei na justiça! Vamos trabalhar! Conseguimos revogar a decisão anterior! Vamos seguir trabalhando!”.
O departamento jurídico tricolor, encabeçado pelo advogado Ademir Ismerim, ingressou um agravo para anular a liminar aceita pelo juiz Paulo Albiani, da 28ª Vara Cível de Salvador.
O clube ainda não se manifestou sobre como se dará a conclusão do pleito. Mas garante que 201 conselheiros já votaram, o que representaria mais de 50% do colégio eleitoral.
O motivo da interrupção foram irregularidades alegadas pelo torcedor Jorge Maia, um dos 58 conselheiros trocados pelo diretoria há três meses da eleição. Um interventor até foi nomeado, o advogado Carlos Rátis, porém só teve tempo praticamente de se dizer torcedor do Atlético-MG.
fonte:ecbahia.com

Atleta do remo conquista medalhas na Argentina

O atleta rubro-negro Diego Mattos (na foto, segundo da esquerda para direita) conquistou neste domingo a segunda medalha de prata no Campeonato Sul-Americano Junior de Remo, na Argentina. Ele integrou a equipe que disputou a prova de out-rigger a 8 e ficou em segundo lugar. A Argentina venceu, com Chile e Uruguai, em terceiro e quarto, respectivamente.

No sábado, Diego Mattos também conquistou a medalha de prata na prova do 4/sem. O vencedor foi o Chile com um segundo de diferença, e o terceiro colocado foi a Argentina.

Diego, de 18 anos, estará remando na quinta e última regata do Campeonato Baiano de 2011, domingo, dia 11 de dezembro, pela manhã, quando o Vitória já decacampeão baiano irá buscar vencer mais uma vez.

Nesta data, a diretoria vai inaugurar a reforma da sede de remo na Ribeira, e a remadeira que está em fase de conclusão de construção.

fonte:ecvitoria.com.br

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Liedson esquece as dores e promete voltar 100% depois das férias

Liedson se sacrificou para ser campeão brasileiro em 2011. Com dores constantes nos joelhos, o atacante voltou a jogar rapidamente após uma operação e precisou ser preservado pelo técnico Tite de alguns treinamentos. Enfim de férias, após um ano e meio de trabalho (estava no Sporting, de Portugal), ele vislumbra mais tranquilidade na próxima temporada.
"No ano que vem, não vou precisar dosar mais nada. Vou descansar bastante nesses 30 dias de férias, relaxando principalmente a parte física. Voltarei 100% após o descanso, para fazer os trabalhos completos nos treinos", prometeu Liedson.

























Os médicos do Corinthians, no entanto, costumam ser mais pessimistas. Para Joaquim Grava, Liedson precisará se habituar a conviver com as dores pelo resto da carreira. O goleador já passou por três operações no joelho. A primeira intervenção (uma ligamentoplastia) ocorreu em 16 de maio de 2008, e a segunda (artroscopia no menisco), em 23 de dezembro do ano seguinte. De volta ao Brasil, ele se submeteu a uma nova artroscopia em 22 de julho.
Ao menos por enquanto, Liedson não quer mais se preocupar com os problemas físicos. "Estou muito satisfeito com o título brasileiro. Agora é aproveitar isso tudo e descansar bastante. A minha ficha já caiu. Fizemos um trabalho muito bem feito", sorriu. "Também é cedo para falar em Libertadores. Quero falar em férias", acrescentou o artilheiro da equipe campeã brasileira, com 12 gols na competição.

fonte:gazetaesportiva.net

BOMBA! Ex-goleiro do Vitória é pego em exame antidoping


goleiro Viáfara, que defendeu o Vitória até maio de 2011 e atualmente está no América de Cali, foi pego no exame antidoping na Colômbia, com isso foi suspenso pela Comissão Disciplinar do Futebol da Colômbia por seis meses.


Viáfara foi suspenso por ter feito uso da substância Metilhexanamina, para reduzir o percentual de gordura corporal.

O presidente do clube colombiano, Carlos Andrade, pretende entrar com uma ação. “É uma pena que isso esteja acontecendo, mas falei com nosso advogado e vamos solicitar que ele possa competir até que haja uma resolução final. Defenderemos Viáfara até a última instância”, disse.



fonte:galaticosonline.com

Bahia vai para o topo do público no Brasileirão

Foto: Antonio Alvim/ecbahia.com
Mesmo tendo praticamente só lutado contra o rebaixamento ao longo do Campeonato Brasileiro-2011, o Bahia terminou a competição no topo ranking de média de público deste ano, atrás apenas do campeão Corinthians, que somou nada menos que 25 pontos a mais.
Segundo colocado até a última rodada, quando não colocou nem 5 mil pessoas na goleada sobre o Santos, em Mogi Mirim, o São Paulo terminou ultrapassado pelo Esquadrão de Aço, que venceu o Ceará em um estádio de Pituaçu com carga máxima: 32.157 pagantes.
A Nação Tricolor, aliás, esgotou os ingressos em sete dos 18 duelos em casa. Enquanto isso, o concorrente do Morumbi atuou numa praça esportiva com o dobro da capacidade.
O top 5 é completado pelo Flamengo, dono da maior torcida do país (ao menos virtual...), e pelo Internacional, que na reta de chegada deixou para trás o Coritiba ao bater o arquirrival Grêmio e se classificar para a Taça Libertadores perante 31.777 pessoas.
Outras mudanças "de última hora" na lista foram as subidas do vice-campeão Vasco, após colocar mais de 40 mil no empate com o Fla, e o Atlético-PR, que superou o xará mineiro na intermediária da tabela graças ao público do clássico frente ao Coritiba (quase 18 mil).
O bom comparecimento na rodada decisiva deste domingo, com pouco mais de 20 mil pagantes por jogo, ajudou a média geral ultrapassar a marca dos 15 mil.
O número, porém, ainda é o segundo menor das últimas cinco edições do Brasileiro. Em 2007, foi 17.461; em 2008, 16.992; em 2009, 17.807; e, em 2010, 14.839 pagantes.
Veja, abaixo, as médias por equipe em 2011:
1. Corinthians - 29.329
2. Bahia - 22.741 
3. São Paulo - 21.485
4. Flamengo - 20.486
5. Inter - 18.188
6. Coritiba - 17.894
7. Vasco - 16.889
8. Botafogo - 15.979
9. Grêmio - 15.809
10. Fluminense - 14.754
11. Atlético-PR - 14.266
12. Atlético-MG - 14.100
13. Ceará - 13.449
14. Palmeiras - 12.944
15. Figueirense - 11.467
16. Cruzeiro - 10.377
17. Atlético-GO - 9.497
18. Santos - 8.640
19. Avaí - 6.797
20. América-MG - 4.756 

fonte:ecbahia.com

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Workshop Legados da Copa 2014











O primeiro dia do último mês do ano foi marcado com um dos eventos mais relevantes sobre a Copa do Mundo. No Workshop Legados da Copa 2014, que teve como slogan a frase “A Copa 2014 já tem um campeão: o povo baiano”, o futebol teve um merecido descanso e a pauta foram as questões sociais


Duas horas após o credenciamento, que se iniciou às 8h, o Coordenador de Promoção e EventosMárcio Lima, ali fazendo as vezes de mediador, urgia aos ouvintes que tomassem seus lugares para finalmente principiar a cerimônia.

Secretário da SECOPANey Campello, saudou as cerca de 180 pessoas no salão do Hotel Fiesta, no bairro Itaigara. Dentre os ilustres convidados à mesa de abertura, pode-se destacar a Coordenadora do Centro Interdisciplinar de Gestão Social para o Desenvolvimento da UFBA, professora Tânia Fischer e a cantoraMargareth Menezes.
Escola Pracatum juntou seus percussionistas para dar as boas vindas mais uma vez com aquela batucada baiana.
Campello apresentou a Rede Social Copa 2014, um projeto que busca otimizar essa interação da SECOPA e outras secretarias do Governo com os representantes de diversos setores da comunidade baiana. “Estamos aqui pra entrar em campo e jogar junto com vocês”.

Segundo o secretário, o foco de sua equipe não é apenas a parte estrutural e logística do Mundial, mas sim tentar ser “geradora de legados”. O objetivo é, afinal, “ganhar a Copa e ganhar com a Copa. Não podemos esquecer de que isso é privado, é algo organizado pela FIFA, nós seremos o palco disso tudo. É um acontecimento passageiro, mas nós também podemos tirar proveito disso, e é por isso que reuniões como esta são importantes”, disse ele, mencionando, posteriormente, a intenção dos responsáveis de realizar outros encontros como aquele para avaliarem o que foi cumprido e o que ainda falta fazer.

Quando foi anunciado o coffee break, muitos foram os que saíram com suas sacolas e mochilas. Poucos não retornaram, mas os aplausos foram unânimes tanto para Tânia Fischer quanto para Margareth Menezes.

Fischer arrancou sorrisos discretos no começo de sua palestra sobre Gestão Social e Desenvolvimento ao afirmar que seguiria os passos do secretário, optando então por uma abordagem menos acadêmica e mais afável às têmporas do público, em grande parte composto de gente com formação educacional regular ou simplesmente satisfatória, mas cuja tenacidade e capacidade de compreensão em nada deviam a diplomados.

Usando uma peça de roupa feitas à mão por costureiras do interior baiano, a professora deu inúmeras dicas aos políticos presentes sobre como se poderia ajudar a essas pessoas esquecidas, não através de um assistencialismo banal mas dando-lhes melhores espaços e condições de trabalho. Dessa forma, o próprio turista poderia andar pela cidade e comprar o verdadeiro artesanato baiano, ao invés de simulacros made in China (ou made in São Paulo ou made in Pernambuco).

musa do Axé e do Movimento Negro, por sua vez, pôs-se a discursar sobre odevido aproveitamento dos produtos culturais do Estado durante a Copa. Enfatizou que também nessa área de Cultura e Entretenimento se deveria ter um preparo e estruturação adequados.

Margareth Menezes contou sobre suas apresentações durante os intervalos das exibições dos jogos no ano passado, na África do Sul. Tudo era cronometrado e falhas não eram esperadas (falhas no som, por exemplo, como as que perturbaram o começo do workshop e explicitadas pela própria artista nesse momento).

Ás 13h um generoso almoço foi oferecido. Por volta das 14h30 boa parte dos que saíram ainda conseguiu regressar ao salão para a primeira rodada de perguntas e respostas (e várias colocações).

Dentre as dúvidas, uma destacou-se: o que se pretende fazer com os idosos que já cotidianamente são ignorados. Ney Campello e Tânia Fischer, cada um à sua maneira, proferiram a palavra de ordem que retumbou por todos os cantos, em todas as etapas: qualificação.

O secretário disse ainda, vale ressaltar, que além da rica gastronomia baiana, sempre um dos principais atrativos turísticos, há planos de aumentar a visibilidade da chamada “comida natural”, para os que têm dieta alimentícia que escapa um pouco à caça às carnes.

Mara Moraes, chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, foi a primeira a mostrar as iniciativas de seu departamento e o que mais pretendia alcançar até 2014, tudo em 15 minutos.

Secretaria de Cultura veio em seguida personificada na figura de Beth Rangel.Martha Rocha, da Secretaria de Educação, fez uma breve introdução do que já foi feito e do que está por vir, resgatando o termo qualificação e ampliando-o, observando que os ex-atletas participariam de programas com esse fim.

Rocha explicou ainda a diferença entre Qualificação Profissional e Educação Profissional: esta eleva a escolaridade dos alunos e aquela não, apenas o habilita a determinada função.

Lilian Rosa, da Secretaria da Promoção da Igualidade Racial (SEPROMI), discorreu sobre o combate ao preconceito contra os negros; Milton Barbosa, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) deu sua contribuição com explanações acerca de Economia.

Rita de Cássia Magalhães, da Secretaria do Turismo, brincou dizendo que iria falar em apenas 10 minutos, “porque o coffee break é mais importante”. Entretanto, bastante concisa (e usando os 15 minutos inteiros), pontuou que não só a capital será contemplada nas ações para promover as belezas naturais destas bandas.

Passados os 10 minutos desse intervalo, ficara mais evidente o número de desertores pelos vastos assentos desocupados. Por conseqüência, os aplausos ainda eram audíveis, mas não tão impactantes.

Ironicamente, era chegada a hora não só de se responder às perguntas, como de serem ouvidos os tais representantes da Sociedade Civil, mediante inscrição para se manter uma ordem frente ao púlpito.

O povo parecia ter entendido que, no fim das contas, não é o Governo que tem de bater às portas dos milhões de habitantes, o essencial é tanto fiscalizar os políticos e cobrar deles, como também ser resiliente o bastante para aguentar, em meio a atrasos escusados, quase 12 horas de debates e propostas do interesse coletivo


fbfweb.org

Blatter confirma a jornal espanhol o uso de tecnologia na Copa de 2014

Blatter durante coletiva em Bratislava (Foto: AFP)
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, confirmou nesta segunda-feira ao jornal "Mundo Deportivo" que a Copa do Mundo de 2014 será a primeira com uso de tecnologia. O torneio no Brasil contará com dispositivos especiais para evitar erros, principalmente em lances confusos sob a linha do gol. De acordo com o dirigente, a entidade máxima do futebol encontrou mecanismos "confiáveis" para serem utilizados no torneio.
- A intenção é evitar gols "fantasmas". E o Brasil terá essa tecnologia em 2014 - garantiu o dirigente da Fifa, em entrevista ao jornal espanhol que será publicada nesta terça-feira.
Apesar de não revelar como serão os dispositivos, o dirigente elogiou os mecanismos encontrados pela entidade máxima do futebol para a Copa.
- Nós temos dois bons sistemas que têm correspondido às nossas necessidades. Eles podem ser considerados confiáveis e de fácil utilização - revelou.
A intenção da Fifa de utilizar tal mecanismo se deve principalmente por conta dos erros cometidos nas últimas Copas do Mundo. Na África do Sul, no duelo entre Alemanha e Inglaterra, o inglês Frank Lampard marcou um tento legal, mas o bandeirinha não validou o lance por não ter visto a pelota ultrapassar a linha do gol.
Em 1966, na decisão da Copa, no duelo entre Alemanha e Inglaterra, os donos da casa tiveram um tento assinalado em Wembley sem a bola ter ultrpassado a linha do gol. No fim, o English Team venceu por 4 a 2 e ficou com o caneco.
Além disso, no bate-papo, Blatter apoiou a iniciativa do presidente do Barcelona, Sandro Rossell, que pediu a diminuição de clubes na disputa do Campeonato Espanhol. Atualmente, a competição é disputada com 20 equipes.
globo.com

CR7, Messi e Xavi brigam pela Bola de Ouro. Neymar fica fora do top 3

Cristiano Ronaldo, Xavi e Messi (Foto: AFP)





Ainda não é desta vez que um jogador que atua no futebol brasileiro vai ter a chance de conquistar a Bola de Ouro. Em coletiva na sede da revista France Football, em Paris, a Fifa anunciou que Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Lionel Messi e Xavi (ambos do Barcelona) são os três finalistas ao prêmio de melhor jogador do mundo em 2011. O santista Neymar, que havia sido indicado, ficou fora do top 3.
O vencedor da honraria, conquistada nos dois últimos anos pelo argentino Messi, será conhecido no próximo dia 9 de janeiro, no Fifa Gala, em Zurique.
prêmio Bola de Ouro da FIFA (Foto: AFP)
Marta luta pelo hexa
Entre as mulheres, a craque Marta é mais uma vez finalista e vai tentar o “hexa”. Melhor do mundo desde 2006, a brasileira terá como concorrentes Abby Wambach, dos Estados Unidos, e Homare Sawa, do Japão.
Para a Bola de Ouro de melhor técnico do ano no futebol masculino, o escocês Alex Ferguson (Manchester United), o português José Mourinho (Real Madrid) e o espanhol Pep Guardiola (Barcelona) são os candidatos. Já no futebol feminino, Bruno Bini (França), Norio Sasaki (Japão) e Pia Sundhage (Suécia) são os concorrentes.
Os escolhidos aos prêmios de melhores do ano saíram de uma votação feita entre os técnicos e capitães das 208 seleções filiadas à Fifa, mais jornalistas internacionais escolhidos pela revista France Football. A exceção fica por conta dos finalistas do prêmio Puskas, que foram escolhidos em uma enquete on-line feita pelo site da Fifa.
O prêmio melhor do mundo da Fifa existe desde 1991. No ano passado, o evento sofreu modificações significativas por conta da fusão entre o prêmio da entidade máxima do futebol e a Bola de Ouro da revista France Football, dando origem à nova Bola de Ouro Fifa.
Além dos troféus apresentados ao melhor jogador e à melhor jogadora, aos melhores técnicos e ao autor do gol mais bonito do ano, três outros prêmios serão entregues durante a cerimônia em Zurique: a Seleção Mundial da Fifa/FIFPro, o Prêmio Presidencial e o Prêmio FIifa Fair Play.

globo.com

Filme Bahêa Minha Vida terá lançamento de edição especial




Acontece nesta quarta-feira (7), na Livraria Saraiva, do Shopping Iguatemi, em Salvador, o lançamento do cd especial do colecionador do filme Bahêa Minha Vida.

Você torcedor está convidado para ir e adquirir seu exemplar deste belo filme, que emocionou todos os presentes nas salas de cinema, enquanto esteve em exibição em Salvador.



osgalaticos

Botafogo confirma acerto com técnico Oswaldo de Oliveira




O Botafogo anunciou, na tarde desta segunda-feira, que Oswaldo de Oliveira dirigirá a equipe a partir de 2012. Ele assina contrato válido por três temporadas e se apresenta em janeiro, quando termina seu contrato com o Kashima Antlers (Japão). O auxiliar Luiz Alberto e o preparador físico Ricardo Henriques chegam com o novo comandante.
"Mesmo do Japão, já vou começar a desenvolver um planejamento com a direção do clube, principalmente em relação a contratações e detalhes importantes para a próxima temporada. Isso será fundamental para adiantar o trabalho", discursou o treinador alvinegro, contratado por causa de seu extenso currículo.
"O departamento de futebol buscou um treinador experiente e com currículo vencedor. Acreditamos que o Oswaldo se encaixa perfeitamente neste perfil. Percebemos que ele está muito motivado e com um pensamento semelhante ao nosso, de brigar por títulos expressivos. Esta é a primeira ação para uma temporada vitoriosa em 2012", disse o vice-presidente de futebol do Glorioso, André Silva.
No Brasil, Oliveira  dirigiu Corinthians, Vasco, Fluminense, São Paulo, Vitória, Santos e Cruzeiro. Ele conquistou um Campeonato Paulista (1999), um Brasileirão (1999) e um Mundial de Clubes (2000) pelo Timão, dirigiu o Vasco em parte das campanhas que resultaram nos títulos do Brasileirão e da Copa Mercosul, em 2000, e foi supercampeão paulista à frente do São Paulo, em 2002. No Kashima Antlers, colecionou taças: foi tricampeão japonês (2007, 2008 e 2009), bicampeão da Copa do Imperador (2008 e 2011) e bicampeão da Supercopa (2009 e 2010).
"Temos que deixar o passado de lado e nos prepararmos para conquistar nossos objetivos nofuturo", acrescentou o técnico, que chega para substituir Caio Júnior, demitido antes mesmo do fim do Campeonato Brasileiro deste ano após a derrocada do time - que ficou fora até da zona de classificação à Libertadores - na reta final. O preparador de goleiros Flávio Tenius estava à frente da equipe de forma interina.

gazeta