terça-feira, 22 de novembro de 2016

Os 30 anos do primeiro título mundial de Mike Tyson

 

Considerado por muitos o maior boxeador da história, americano surgiu na década de 1980 como um exterminador de rivais. Faminto, derrubava oponentes com apenas um soco e chegou a um cartel impressionante de 37 vitórias seguidas até a primeira derrota. Aos 20 anos, em 1986, conquistou o primeiro título mundial da carreira, assombrando o mundo com sua performance.

 

Mike Tyson é um fenômeno da natureza. Aos 12 anos, o menino pobre do Brooklyn, em Nova York, já pesava 80 quilos. Com 15, era tratado como uma promessa do boxe e preparado para brilhar assim que sua precocidade o permitisse. Na foto, o jovem é treinado pela lenda Cus D'Amato. Enquanto manteve o estilo de Cus nos combates, Mike nunca foi derrotado. Ele morreu um ano antes de Tyson ganhar seu primeiro título mundial e não viu seu pupilo ser coroado internacionalmente.

 

No dia 22 de novembro de 1986, Mike Tyson subiria ao ringue para conquistar seu primeiro título mundial dos pesos pesados. Seu rival era Trevor Berbick. O jamaicano era uma estrela e tinha 12 anos a mais. Em 1981, ele foi o responsável pela última derrota da lenda Muhammad Ali ao vencê-lo por decisão unânime. Tyson era fã de Ali e chegou a se converter ao islamismo. Contra Berbick, quis fazer o rival pagar pelo que fez com Muhammad.

 

A sequência de vitórias fulminantes fez de Tyson uma estrela mundial. Enfileirando rivais, ele unificou os títulos do Conselho Mundial de Boxe (WBC), Associação Mundial de Boxe (WBA) e Federação Internacional de Boxe (IBF). Com bolsas milionárias, ganhou tanto dinheiro que certa vez chegou a dizer que não sabia mais como gastá-lo. Era visto e seguido por estrelas de Hollywood como Eddie Murphy (foto acima). Também fazia sucesso com as mulheres e gostava da noite.

 

Derrotado por Buster Douglas por nocaute, no décimo round, Mike Tyson não era o mesmo. Amigos mais próximos diziam que o então campeão mundial, ainda um jovem, era viciado em sexo, tinha problemas com drogas e bebia em excesso. Em 1991, ele foi acusado de estuprar a candidata a Miss América, Desiree Whashington. Condenado um ano depois, ele foi sentenciado a seis anos de prisão e cumpriu três, saindo mais cedo por bom comportamento.

De volta aos ringues após a prisão, Tyson foi novamente campeão mundial da WBC e WBA, mas perdeu duas lutas seguidas para Evander Holyfield, em 1996 e em 1997. No segundo duelo, um dos mais famosos do boxe mundial, ele mordeu a orelha do rival e chegou a arrancar um pedaço dela. Acabou desqualificado.Após a derrota para Holyfield, Mike ainda lutou até 2005, mas em 2003 decretou falência. Mesmo fazendo uma fortuna de quase 500 milhões de dólares com suas lutas, patrocínios e ações de marketing, o pugilista estava sempre envolvido em polêmicas e não tinha controle financeiro. Uma das cenas mais icônicas da derrocada do americano é sua antiga mansão, completamente abandonada como mostra o vídeo acima.

 

Em 2009, Tyson viveu um ano difícil. A filha Exodus (na foto), morreu após um acidente doméstico. Ela ficou com o pescoço preso na corda de uma esteira e faleceu. A tragédia deixou o ex-boxeador arrasado, e ele demorou a se recuperar. No mesmo ano, ele ainda foi preso novamente por agredir um fotógrafo. Três anos antes, em 2006, já tinha sido preso por dirigir embriagado.

 

Em sua autobiografia, Tyson revelou ter sido estuprado aos sete anos de idade e disse acreditar que isso tenha influenciado pra que ele tivesse um perfil psicológico de estuprador.

 

Nem todas as polêmicas foram capazes de tirar o glamour e os holofotes de Tyson. Ele se tornou ícone pop. Participou da Dança das Estrelas nos EUA, de filmes como "Rocky Balboa" e "Se beber não case", do desenho animado "Os Simpsons", tem um show de TV nos Estados Unidos e continua presente no imaginário através de inúmeros jogos de videogame, inclusive os voltados para o MMA, como se fosse um lutador do UFC.

 

Mike Tyson roda o mundo com palestras e shows. Ele mantém nos EUA um programa de TV muito famoso, onde faz performances e até piadas. Em entrevista recente, ele disse que nunca desistiria da vida e que já pagou 96 milhões de dólares em dívidas.

Fonte:globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário