terça-feira, 5 de maio de 2020

Fifa e Conmebol estudam alternativas diante das incertezas da nova data das Eliminatórias

Fifa e Conmebol estudam alternativas diante das incertezas da nova data das Eliminatórias

As Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2022 foram adiadas para começar em setembro devido a pandemia do coronavírus. Porém, diante da atual situação, Fifa e Conmebol já estudam outras alternativas.

A ideia das duas entidades é manter o formato do torneio com a disputa por pontos corridos e jogos de ida e volta entre os 10 países do continente. A questão é que isso requer 18 datas ou nove datas-Fifa, período em os clubes são obrigados a ceder os jogadores. Com o cancelamento das janelas de março e setembro, devido a pandemia, não há mais espaço no calendário original. Mantendo o cronograma, as Eliminatórias só terminariam em meados de 2022, depois da data prevista para o sorteio de grupos da Copa do Mundo.

De acordo com o site GloboEsporte.com, a Fifa ofereceu a possibilidade de aumentar as janelas para dez dias e realizar três jogos em cada período. A ideia foi bem aceita na Europa, mas a Conmebol não vê com bons olhos. A entidade sul-americana alega que as viagens dentro do continente são mais longas e há dificuldades logísticas, já que muitos voos exigem mais escalas. Esse cenário está exigindo a busca de soluções.

O sorteio de grupos da Copa do Mundo estava marcado inicialmente para o mês de abril de 2022. Devido ao calor do Oriente Médio, o Mundial será disputado entre 21 de novembro e 18 de dezembro, fora do período maio-junho-julho como historicamente acontecia desde a sua criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário