sábado, 7 de janeiro de 2017

Evite que suas metas para o ano novo sejam prejudicadas por dores e lesões

Corrida Eu Atleta São Paulo (Foto: Paulina Riquelme)

Começo de ano é um bom momento para pensar nas metas de treinos e corridas. A primeira maratona, superar seu próprio recorde pessoal em uma prova, ou se aventurar em corridas de montanha. A fim de alcançar esses objetivos, é preciso também ter metas para cuidar da saúde e diminuir o risco de lesões. Por isso, listei algumas sugestões simples, às vezes até óbvias, mas que frequentemente são deixadas de lado e acabam prejudicando o ano de corridas. Confira: 
- Não faça prova de corrida todo fim de semana
Fazer diversas provas ao longo dos meses pode aumentar o risco de lesões e prejudicar seu desempenho em uma corrida mais especial, aquela que você colocou como meta para esse ano. Vários treinadores desaconselham um número excessivo de provas, e é importante ressaltar que participar de uma delas é diferente de simplesmente fazer um treino com a mesma quilometragem. Na prova há um estímulo para se correr mais rápido e há também um desgaste maior do corredor. Portanto, faça um calendário de corridas estratégico que te ajude a alcançar seus objetivos.
- Não corra com dor e lesão
Caso apareça alguma lesão pelo caminho, o melhor a se fazer é dar uma pausa nos treinos e procurar tratamento. Interromper uma planilha de treinamento, ainda mais perto de uma prova importante, não é algo fácil. Mas continuar correndo com dor pode transformar algo que se recuperaria em duas semanas em uma lesão mais grave, que exigirá meses de cuidado. Por isso, mesmo sendo algo muito difícil no momento, pense como um investimento a longo prazo.
- Descanse após uma prova longa

Há estudos que sugerem que após uma prova longa, como uma maratona, o corpo leva até duas semanas para se recuperar totalmente. Por isso, é importante ter uma pausa nos treinos após provas mais duras.
Coloque essas dicas em suas resoluções de ano novo e bons treinos!
*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com
Corredor cansado euatleta (Foto: Getty Images)euatleta sono (Foto: Getty Images)
Fonte:globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário