quarta-feira, 3 de abril de 2013

Copa do Brasil começa mais democrática e sem chance para zebra

Para comemorar a 25.ª edição da Copa do Brasil, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) resolveu mudar a fórmula do torneio mais democrático do futebol brasileiro. Estendida até o segundo semestre, inclusive com a presença de clubes que disputam a Taça Libertadores e, consequentemente, menos chances de zebras, a competição terá início nesta quarta-feira com 13 jogos.
Considerado desde o início da sua história como caminho mais curto para a Libertadores, a Copa do Brasil deve durar oito meses, já que a final está prevista para os dias 20 e 27 de novembro. O Palmeiras foi o campeão do ano passado, quando bateu o Grêmio na final e teve o argentino Barcos (foto) como principal destaque.
Para suprir esta mudança no calendário, a CBF teve que alterar a fórmula a começar pelo número de participantes. Apesar disto, a regra de eliminação com vitória por dois gols de diferença no jogo de ida das primeiras fases está mantida. A premiação segue a mesma: uma vaga na competição continental.

Erro da CBF
Foram definidos 86 times, de todos os Estados do Brasil. Por erro da CBF, uma das vagas teve que ser definida em campo, porque a entidade errou na distribuição de vagas. Isto porque o Acre ultrapassou o Espírito Santo no novo ranking de Federações da CBF e, por isso, teria direito a duas vagas na Copa do Brasil 2013.


Como os capixabas já haviam definido seus dois representantes, a CBF estabeleceu um mata-mata entre Atlético-AC e Desportiva Ferroviária para decidir qual dos dois iria à fase principal.
Estes times disputaram uma seletiva pela última vaga - vencida pela equipe do Espírito Santo. Houve empate, por 1 a 1, no Acre, e vitória capixaba, em casa, por 5 a 4.


No total, 86 clubes
Neste primeiro momento, 80 clubes disputarão 40 vagas na segunda fase e seguirão vivos na competição e disputarão a terceira fase. Os dez times sobreviventes desta três etapas se juntam, na fase de oitavas-de-finais, a Corinthians, Fluminense, Atlético-MG, Grêmio e Palmeiras, atual campeão - todos representantes brasileiros da Libertadores - e ao Vasco da Gama, que ocupa a vaga do São Paulo, único grande que ficará de fora por ter conquistado a Copa Sul-Americana.

O Estado de São Paulo terá o maior número de participantes. Serão 13 no total. Além de Corinthians e Palmeiras, estarão na disputa Portuguesa, Grêmio Barueri, São Caetano, Bragantino, Santo André, Santos, Guarani, Santos, Ponte Preta, São Bernardo e Noroeste. Serão quatro times em campo nesta quarta-feira, nenhum da elite do Campeonato Paulista.

Fonte:futebolinterior

Nenhum comentário:

Postar um comentário