domingo, 18 de novembro de 2012

Hamilton tira vitória de Vettel, Alonso é 3º nos EUA, e decisão será no Brasi

pódio lewis hamilton alonso e vettel gp dos eua (Foto: Agência Reuters)
No Velho Oeste de Austin, capital do Texas, Sebastian Vettel não levou o título antecipado e sequer a vitória no GP dos Estados Unidos deste domingo. Como nos clássicos filmes de faroeste, Lewis Hamilton encarnou o forasteiro, invadiu o saloon preparado para uma possível festa do tri do alemão da RBR e venceu a 19ª etapa da temporada 2012 da Fórmula 1.Fernando Alonso foi rápido no gatilho na largada, pulou de sétimo para quarto e ainda cruzou a linha de chegada em terceiro, adiando a disputa do título para a última corrida do ano, o GP do Brasil, dia 25 de novembro, em Interlagos.
Com o resultado, Vettel chegou aos 273 pontos, aumentando a vantagem na liderança para Alonso de dez para treze pontos. Entretanto, foi o espanhol quem saiu de Austin com o gostinho de vitória. Após temer perder o título para o alemão já neste domingo, ele segue para São Paulo mais vivo do que nunca no campeonato.
O cenário agora é o seguinte: Para Alonso levar o título no Brasil, precisa vencer e torcer para Vettel ser no máximo quinto. Se chegar em segundo, o alemão da RBR não poderá passar de oitavo. Se cruzar em terceiro, seu rival poderá chegar no máximo em décimo. Qualquer outra situação, a taça fica com Vettel.
lewis hamilton mclaren Vettel rbr gp dos eua (Foto: Agência Getty Images)
Felipe Massa fez boa prova e terminou em quarto. Mas poderia ter ido mais além, caso não fosse uma atitude polêmica e estratégica da Ferrari, poucas antes de começar a prova. A equipe de Maranello violou propositalmente o lacre da caixa de marcha do carro do brasileiro para forçar uma punição de cinco posições no grid com o objetivo de favorecer Alonso. Com isso, o espanhol passou de oitavo para sétimo e passou a largar do lado limpo da pista. Partindo de 11º, Massa fez uma bela corrida de recuperação. Com boas manobras, como as ultrapassagens sobre Michael Schumacher e Kimi Raikkonen, cruzou em quarto. Bruno Senna também teve um bom desempenho e foi recompensado com o décimo lugar, que lhe rendeu um ponto.
Como prêmio de consolação para Vettel, seu segundo lugar deu à RBR o tricampeonato do Mundial de Construtores, mesmo com o abandono de Mark Webber com problemas mecânicos. A escuderia austríaca chegou aos 440 pontos e não pode mais ser alcançada pela vice-líder Ferrari, que possui 367. 
A torcida brasileira fica com privilégio de presenciar a decisão do título entre Vettel e Alonso. O GP do Brasil, última etapa da temporada, definirá quem será o tricampeão mais jovem da história da Fórmula 1, recorde que pertence a Ayrton Senna. A TV Globo transmite ao vivo a corrida de Interlagos no próximo domingo, dia 25 de novembro, a partir das 17h (horário de Brasília).
Fonte:globoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário