segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Recorde à vista: Messi deve ganhar Bola de Ouro pelo 3º ano seguido

info comparativo Bola de Ouro 2012 (Foto: arte esporte)

No caminho para se tornar um dos maiores de todos os tempos, Lionel Messi deve marcar definitivamente seu nome na história do futebol mundial nesta segunda-feira ao tornar-se o primeiro jogador a receber o prêmio de melhor do mundo por três anos consecutivos. O camisa 10 do Barcelona concorre com o companheiro Xavi e Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, à Bola de Ouro Fifa e é o favorito absoluto para o tri. Ronaldo e Zidane já receberam o troféu três vezes, mas não seguidas. A Festa de Gala, que revelará ainda os melhores técnico, gol e jogadora (Marta no páreo para o hexa) de 2011, começa às 16h (de Brasília) em Zurique com transmissão ao vivo do SporTV e acompanhamento em Tempo Real no GLOBOESPORTE.COM.
bola de ouro fifa (Foto: Fifa.com)

Esta é a quinta vez que Messi figura entre os finalistas ao prêmio da Fifa. Em 2007, o argentino apareceu em terceiro lugar, atrás de Kaká e Cristiano Ronaldo. No ano seguinte, foi o segundo, superado pelo português, então no Manchester United. A consagração veio em 2009, com a primeira vitória. Em 2010, repetiu a dose, dessa vez conquistando a primeira Bola de Ouro unificada pela Fifa e pela revista "France Football", que organizava seu prêmio para o melhor da Europa desde 1956.
Messi, Xavi e Cristiano Ronaldo foram os finalistas em 2009. Messi é tão favorito agora que o português nem irá à festa, já que o Real joga na terça e avisou que seus jogadores e o técnico José Mourinho, concorrente de Pep Guardiola entre os treinadores, estarão viajando para a partida contra o Málaga pela Copa do Rei. Por outro lado, nomes como Pelé, Franz Beckenbauer, Fabio Cannavaro, Lothar Matthaus, Marco van Basten, George Weah, Neymar (concorrente ao melhor gol do ano) e até Shakira são esperados no Kongresshaus em Zurique.
Cristiano Ronaldo, Xavi e Messi (Foto: AFP)
Criado pela Fifa em 1991, o prêmio teve 14 vencedores até hoje. Ronaldo Fenômeno (1996/1997/2002) e Zidane (1998/2000/2003) são os recordistas. Com duas conquistas, Messi poderá igualar a marca da dupla de astros. No caso de uma terceira vitória, o argentino, de 24 anos, entrará para a história como o primeiro a levantar o troféu por três vezes consecutivas. O jogador também bateria os dois feitos de Ronaldinho Gaúcho (2004/2005), quando o brasileiro ainda atuava pelo time catalão. Quando a Bola de Ouro era dada apenas pela "France Football" aos melhores da Europa, Cruyff (1971, 1973 e 1974), Platini (1982, 1983 e 1984) e Van Basten (1988, 1989 e 1992) ganharam três vezes seguidas.
bola de ouro fifa (Foto: Fifa.com)
Em 2011, Messi melhorou ainda mais a sua eficiência nas finalizações e se tornou o segundo maior artilheiro da história do Barcelona com 211 gols, ao superar os 194 do lendário Ladislao Kubala. Com excelente visão de jogo e uma técnica sublime, o canhoto consegue se destacar justamente nas áreas mais congestionadas do campo. Com fintas desconcertantes, arrancadas de tirar o fôlego e um verdadeiro faro de gol, o camisa 10 é uma ameaça contínua à meta adversária e sua regularidade impressiona.
Por seu clube, o atleta teve um ano recheado de vitórias, ainda que não completo. Pelo Barcelona, Messi conquistou o Campeonato Espanhol 2010/2011, Supercopa da Espanha 2011, Liga dos Campeões 2010/2011, Supercopa da Europa 2011 e Mundial de Clubes da Fifa 2011 com sobras, mas caiu na final da Copa do Rei justamente para o Real Madrid, de Cristiano Ronaldo, por 1 a 0, na prorrogação. O único título merengue na temporada.
Diferentemente dos demais concorrentes, Messi não teve um grande ano com sua seleção. A Argentina foi eliminada nas quartas de final da Copa América para o Uruguai nos pênaltis depois de um empate em 1 a 1 no tempo normal. O camisa 10 deixou o torneio sem marcar gols e, novamente, enfrentou críticas por não conseguir repetir com a seleção as mesmas atuações que costuma ter com o Barcelona.
Rivaldo recebe prêmio de melhor do mundo da Fifa em 1999 (Foto: Fifa.com)
Os escolhidos aos prêmios de melhores do ano saíram de uma votação feita entre os técnicos e capitães das 208 seleções filiadas à Fifa, mais jornalistas internacionais escolhidos pela revista “France Football”. Até 2009, a Fifa e o veículo de comunicação mantinham diferentes premiações. No ano passado, o evento sofreu modificações significativas por conta da fusão entre o prêmio da entidade máxima do futebol e a Bola de Ouro da revista "France Football", dando origem à Bola de Ouro Fifa. Messi, portanto, é o único vencedor da nova versão.
Todo fã de futebol — dos atletas aos técnicos, passando pelos torcedores — tem uma opinião sobre o melhor jogador, a melhor jogadora e os melhores treinadores. Ídolos do Barcelona assim como Messi, Evaristo de Macedo e Rivaldo, melhor do mundo em 1999 pelo clube catalão, exaltaram o argentino em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.
- O Messi é fantástico. Realmente, ele é o melhor do mundo e quanto a isso não há dúvidas. Ele pode ganhar até cinco vezes o prêmio, que, ainda assim, o troféu estará em boas mãos. Um grande craque, com grandes marcas e que pode se tornar o maior jogador da história do Barcelona - disse Rivaldo.
evaristo de macedo em evento (2006) (Foto: Globoesporte.com)
- Messi é um garoto que já brilhava na base do Barça e, hoje, ele confirmou tudo o que se esperava dele. Ele é extraordinário e é sem dúvida nenhuma o melhor do mundo e deve continuar a se dedicar. No futebol, a dedicação é muito importante. Ele é excepcional - completou Evaristo de Macedo, ex-jogador de Barcelona (1957-1962) e Real Madrid (1962-1965).

Melhor técnico
Para a Bola de Ouro de melhor técnico do ano no futebol masculino, o escocês Alex Ferguson (Manchester United), o português José Mourinho (Real Madrid) e o espanhol Pep Guardiola (Barcelona) são os três finalistas. Já no futebol feminino, Bruno Bini (França), Norio Sasaki (Japão) e Pia Sundhage (Suécia) são os concorrentes. Guardiola é o favorito disparado pelas conquistas que teve com o Barça e nem terá Mourinho, vencedor do ano passado, na plateia.
Melhor jogadora
O futebol feminino também estará em evidência na festa de gala da Fifa. Entre as mulheres, a atacante Marta é mais uma vez finalista e vai tentar o “hexa”. Melhor do mundo desde 2006, a brasileira terá como concorrentes a norte-americana Abby Wambach e japonesa Homare Sawa, campeã do mundo com sua seleção no ano passado e eleita a craque do Mundial. Por isso, a japonesa aparece como favorita ao prêmio e pode desbancar a brasileira.
marta com trofeu de melhor jogadora do mundo - fifa (Foto: Reprodução)

Pelo segundo ano consecutivo, o atacante Neymar está concorrendo ao Prêmio Puskás, que elege através de votação na internet o gol mais bonito do ano. Após mais de 700 mil votos contabilizados no Fifa.com, o público escolheu o primeiro tento do santista na derrota do Peixe por 5 a 4 para o Flamengo, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, para concorrer à honraria.
A disputa, no entanto, promete ser acirrada. A começar por Lionel Messi e seu gol marcado contra o Arsenal, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões. Wayne Rooney também entra na disputa, na bela bicicleta que o atacante acertou no clássico contra o Manchester City, em fevereiro do ano passado. A decisão final está mais uma vez nas mãos dos internautas, que poderão votar até esta segunda-feira para eleger o vencedor.
Outros
Além dos troféus apresentados ao melhor jogador, à melhor jogadora, aos melhores técnicos e ao autor do gol mais bonito do ano, três outros serão entregues durante a cerimônia em Zurique: a Seleção Mundial da Fifa/FIFPro, o Prêmio Presidencial e o Prêmio Fifa Fair Play.

globoesportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário