sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Fonte Nova lança centro de visitação e abre as portas para o público

Fonte Nova; centro de visitação (Foto: Eric Luis Carvalho/Globoesporte.com)

Aproximar o público daquele que em pouco mais de um ano será o templo maior do futebol baiano. Está a função principal do centro de visitação da Arena Fonte Nova, apresentado à imprensa nesta sexta-feira. O local fica no espaço onde era a tribuna de honra da antiga Fonte Nova.
O espaço de 98m² é uma espécie de embrião do futuro museu do futebol baiano. É possível relembrar através de fotos e vídeos velhas histórias do Fonte Nova que funcionou de 1951 até 2007. Entre as imagens mais marcantes, está o lance em que o zagueiro Nildo Birro Doido impede Pelé de marcar o milésimo gol no estádio baiano em 1969. O tento histórico foi marcado três dias depois no Maracanã. Nomes que marcaram era no futebol baiano como Dadá Maravilha, Marito, Roberto Rebouças, Douglas, Bobô, Mário Sérgio e outros, estão eternizados no centro de visitação.
Fonte Nova; centro de visitação; carine aprile (Foto: Eric Luis Carvalho/Globoesporte.com)
- É um embrião do que será o museu do futebol baiano. O museu terá um espaço maior, que poderá receber eventos, exposições fotográficas. No caso do centro de visitação ele serve como um elo com a sociedade. A principal função é aproximar a Arena do público e mostrar todas as futuras possibilidades deste equipamento – disse Carine Aprile, gerente de comunicação do consórcio Arena Fonte Nova.

Outra atração do centro é uma maquete da Arena Fonte Nova. Acima dela, um lustre especial simula a visão que os jogadores terão de dentro do estádio. A partir do final de janeiro, o espaço oferecerá um tour virtual reproduzindo detalhes do futuro estádio.
Além do destaque para o futebol, o centro também ressalta a função multiuso da Arena. Imagens dos shows de Ivete Sangalo, em 2003, e de Jimmy Cliff, em 1980, também ilustram a sala. O visitante pode ficar eternizado no local, tanto como jogador de futebol, como cantor.
Fonte Nova; centro de visitação; obras (Foto: Eric Luis Carvalho/Globoesporte.com)
O secretário municipal da Copa, Nelson Leal destacou que o lançamento do centro confirma a expectativa do comitê organizador local em ter o equipamento à disposição ainda neste ano para que Salvador seja confirmada como cidade sede da Copa das Confederações. Ele também falou sobre a visita do secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, que acontece no próximo dia 17 deste mês.

- A apresentação do centro confirma a nossa expectativa. A sociedade agora pode ver de perto que a coisa está caminhando bem. Isso é um marco que nos aproxima da população. E aqui é possível ver que a Fonte não será só a casa do futebol da Bahia. Será no Centro antigo da cidade, um grande equipamento de negócios. Na visita do Jerome Valcke nossa expectativa é que Salvador seja confirmada como sede da Copa das Confederações – disse Nelson Leal.
Big Brother Fonte Nova
Fonte Nova; centro de visitação; obras (Foto: Eric Luis Carvalho/Globoesporte.com)
Apesar das belas e históricas imagens da sala principal do centro, o destaque do local é o mirante. De lá, o visitante tem uma visão privilegiada de como anda o andamento das obras. Com 45% das obras concluídas, a Arena Fonte Nova deve ser entregue no final deste ano. Na área onde se localiza o mirante, o visitante terá acesso a uma pequena loja onde pode comprar souvenires com pedaços do antigo estádio e artigos variados, como bolsas, porta celulares, aventais, entre outros, confeccionados a partir dos uniformes dos trabalhadores.
Os operários da obra ganharam destaque no centro. Além de diversas imagens dos trabalhados, espalhadas pelo local, as mãos de um dos trabalhadores e o nome de todos os atuais operários estão gravados em um quadro próximo ao mirante.
O espaço tem capacidade de atender até 210 pessoas por dia. As visitas para grupos devem ser agendadas previamente pelo site www.arenafontenova.com.br ou pelo e-mail centrodevisitacao@arenafontenova.com.br. Cada grupo deve ter no máximo, 30 pessoas.
O local será aberto ao público no dia 19, na próxima quinta-feira. As visitas podem ser feitas de quinta a domingo, das 9h às 16h. O ingresso para visitação custa R$ 6, a inteira, e R$ 3, a meia.
Fonte Nova; centro de visitação; obras (Foto: Eric Luis Carvalho/Globoesporte.com)

globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário