quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Tá bom ou quer mais? Fundo da Arábia Saudita compra Newcastle por R$ 2,2 bilhões

 


O que você faria com R$ 2,2 bilhões? Um fundo de investimentos da Arábia Saudita resolveu comprar o Newcastle, clube inglês que atualmente ocupa a vice-lanterna da Premier League. O negócio foi anunciado nesta quinta-feira (7), graças a uma aprovação da liga nacional. 

 

"O Grupo de Investimento é formado por investidores pacientes de longo prazo que têm toda a confiança no sucesso futuro do clube. O anúncio de hoje é a conclusão de um processo completo e detalhado que permitiu ao Grupo de Investimento chegar a um acordo que beneficia todas as partes interessadas e deixará o Newcastle United bem posicionado para buscar uma estratégia clara e de longo prazo", diz a nota divulgada pelo Newcastle pelo tema. 

 

A operação já vinha em andamento desde junho, mas foi encerrada após as acusações de pirataria feitas pelo governo inglês à Arábia Saudita nas transmissões feitas no país. 

 

De acordo com o ge.globo, o Newcastle pertencia, desde 2017, ao empresário britânico Mike Ashley. O Fundo de Investimento Público (PIF) para o qual o clube foi vendido pertence a Yasir Al-Rumayyan, governador do grupo desde 2015, indicado por Mohammad bin Salman, príncipe herdeiro da Arábia Saudita.

 

"Estamos extremamente orgulhosos de nos tornarmos os novos proprietários do Newcastle United, um dos clubes mais famosos do futebol inglês. Agradecemos aos torcedores do Newcastle pelo seu apoio tremendamente leal ao longo dos anos e estamos entusiasmados por trabalhar com eles", declarou Yasir Al-Rumayyan, ao site oficial dos Magpies. 

 

O negócio do Newcastle é semelhante aos que acontecem no Paris Saint Germain (PSG), que pertence ao Catar, e Manchester City, gerido por um grupo de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. A prática vem sendo conhecida como "Sportswashing", e consiste em utilizar o esporte como forma de "esconder" ações que esses governos não desejam mostrar para o mundo. 

 

Fundado em 1892, o Newcastle tem quatro títulos do Campeonato Inglês, mas o último foi conquistado há quase cem anos, na temporada 1926/27. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário