quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Equipe Galeria Vivá de Surfski disputa travessia entre Salvador e Morro de São Paulo

Equipe Galeria Vivá de Surfski disputa travessia entre Salvador e Morro de São Paulo

Sob o comando do atual campeão brasileiro de surfski, Bruno Machado, a equipe baiana, da Galeria Vivá, irá participar da travessia de 60km entre Salvador e Morro de São Paulo. O III Desafio Yacht acontece no dia 23 de fevereiro. Cerca de 30 atletas da modalidade, vindos de 15 estados de todas as regiões do país, disputam uma das provas brasileiras mais longas, sem revezamento.

Além de Bruno, a equipe baiana será formada por Cleverson, Felipe e Tiago Linhares. Os remadores já estão treinando para a competição. No primeiro ano do evento, Bruno Machado subiu ao pódio como campeão na categoria e em segundo lugar na classificação geral, que também conta com a modalidade VA´A, mais conhecida como canoa havaiana, que é uma embarcação coletiva.

SURFSKI
O esporte é praticado com um caiaque individual de cockpit aberto (sit-on-top), longo, estreito e leve, com pedais controlando o leme, extremamente rápido devido à sua aerodinâmica. Os baianos começaram a praticar em 2015. Bruno Machado é o fundador da modalidade no estado e Presidente da Associação Baiana de Surfski (ABASKI). Machado vem desenvolvendo cursos, aulas e eventos de esportes oceânicos, na Galeria Vivá (Porto da Barra).

O atual campeão brasileiro explica a diferença do Surfski para outros esportes de remadas oceânicas: “A técnica é mais harmônica. Aproveita-se mais a força do corpo com flexão da perna, a rotação do quadril, o giro do tronco e toda a parte do core que sustenta o movimento. Então, usa-se o corpo todo e a remada fica mais objetiva”.

Ao total, são cerca de 300 atletas das duas modalidades divididos em 100 embarcações, com a estimativa de 05 horas de duração da prova.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário