domingo, 27 de novembro de 2016

Rosberg anula tática de Hamilton, é 2º em Abu Dhabi e alcança título inédito

Nico Rosberg Fórmula 1 GP Abu Dhabi campeão (Foto: AP Photo/Hassan Ammar) 

Nico Rosberg nunca foi considerado garoto-prodígio, gênio ou fora de série. Nunca foi tão badalado quanto seus contemporâneos Lewis Hamilton, Fernando Alonso e Sebastian Vettel. Mas aos 31 anos, colocou o nome ao lado deles, no hall dos campeões mundiais de Fórmula 1. A taça veio com o segundo lugar no GP de Abu Dhabi deste domingo, vencido pelo companheiro de Mercedes, Lewis Hamilton, no suntuoso circuito de Yas Marina. A corrida que encerrou a temporada 2016  teve contornos de tensão e mais pareceu um jogo de xadrez. 
O alemão precisava apenas de um 3º lugar para levar o titulo inédito, missão não muito difícil dada a superioridade dos carros da Mercedes. Mas Hamilton, com uma corrida cerebral, deu uma pitada de emoção à decisão. Pole position, o tricampeão segurou o ritmo propositalmente para permitir a aproximação de Rosberg e de outros pilotos, na esperança que dois deles passassem seu companheiro de equipe. A tática, por pouco não funcionou. Em uma volta final de prender a respiração, Hamilton venceu a prova, e Nico mostrou frieza suficiente para se manter em segundo, mesmo com Sebastian Vettel, da Ferrari, e  Max Verstappen, da RBR, em seus retrovisores. O resultado foi suficiente para o alemão conquistar o tão sonhado título mundial com cinco pontos de vantagem para Hamilton (385 x 380) e se tornar o segundo filho de campeão a também ser levantar a taça. Filho de Keke Rosberg, dono do título de 1982, ele repetiu o feito de Damon Hill, filho de Graham Hill. 
+ Confira como ficou a classificação final da temporada 2016


Nico Rosberg Fórmula 1 GP Abu Dhabi campeão (Foto: AP Photo/Kamran Jebreili)

Com o resultado deste domingo, Nico Rosberg terminou o campeonato com 385 pontos, apenas cinco a mais que Lewis Hamilton, vice-campeão. Felipe Massa terminou sua última temporada na categoria em 10º, com 53 pontos. Felipe Nasr, por sua vez, fechou a campanha em 17º, com os dois pontos conquistados no GP do Brasil, que garantiram também a 10ª posição da Sauber no Mundial de Construtores e o bônus de US$ 40 milhões. Confira como ficou a classificação final da temporada 2016. 

Fonte:globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário