quarta-feira, 13 de março de 2013

Fonte Nova exige civilidade do torcedor

Administrar o novo estádio da Fonte Nova será sem dúvida um dos grandes problemas que será enfrentado pelos responsáveis pela manutenção e ordem dos equipamentos do estádio, existe até certo exagero, quando proíbe o torcedor fumar, digo: folhas secas da planta também conhecida como tabaco, mas, no entanto, sempre tratada de cigarros e consumida e comercializada no mundo inteiro legalmente. Repito, um absurdo. A Tribuna da Bahia entrevistou Frank Alcântara, que explica como isto vai acontecer

Gritar, xingar, desabafar, não é o politicamente correto. Mas pode. Ficar em pé o tempo todo, fumar, subir e pular nas cadeiras, arremessar objetos nas torcidas, urinar em copos e garrafas, nem pensar. Não pode. A Arena Fonte Nova, que será inagurada dia 7 de abril, chega a Salvador como Espaço Multiuso, casa de shows e espetáculos, oferecendo, além dos jogos de futebol, entretenimento, conforto, segurança e qualidade, mas impondo um novo e rígido conceito de comportamento para o torcedor. 

Do “velho” Estádio Governador Otávio Mangabeira, a Fonte Nova, nem tudo virou pó com a implosão para a construção da nova Arena. A estrutura dos “fundos” do extinto estádio, onde funcionava a sede da Sudesb, continua de pé. E é lá, entre portas estreitas, velhas escadas ainda pintadas de verde, está montado o escritório da FNP – Fonte Nova Negócios e Participações, sob a presidência de Frank Alcantara, empresa que vai gerir por 35 anos a concessão do novo estádio de Salvador, e um dos mais modernos e imponentes, construídos no Brasil, para a Copa das Confederações de 2013, e a Copa do Mundo de 2014. 

Escritório simples, contrastrando com a imponência, beleza e tecnologia de ponta da Arena que o presidente da FNP vai administrar com a proposta de mudar o conceito de shows e grandes eventos na Bahia, Frank Alcantara, acompanhado de duas assessoras de imprensa, recebeu nessa terça-feira (12/3) à tarde a equipe da Editoria de Esportes da Tribuna da Bahia para uma entrevista, falando de frente sobre a grande expectativa que mexe com a cidade que é a inauguração do novo estádio. 

Da visita da presidente Dilma Roussef, programada para a próxima segunda-feira, dia 18, até a inauguração oficial da Arena Fonte Nova, a FNP realizará uma série de “eventos-testes”, ações que vão simular prováveis ocorrências durante os jogos, sem acesso para a imprensa, sem público. O equipamento que está sendo instalado no estádio é de ponta, de alta tecnologia, câmeras monitoradas por satélites, que viabilizará o monito¬ramento de cada um dos torcedores, de qualquer ação, em fração de segundos. 

Nessa terça-feira (12/3) à tarde 30 policiais de elite, sob o comando do Major Edvaldo Filho, do Comando de Policiamento Especial da Polícia Militar da Bahia estavam na Arena Fonte Nova, para conhecer cada detalhe do estádio, explicações do Gerente da FNP, Thiago Oliveira. O major não quis especificar o projeto e nem o contigente de homens a ser utilizado nos grandes eventos, mas garantiu que o trabalho da PM estará ao nível da imponência do novo estádio de Salvador. 

“Do dia 18 até 26 de Março só teremos eventos testes. Iremos simular situações de confusões na Arena, por esse motivo não será permitido o acompanhamento da imprensa”, justifica Frank Alcantara, explicando situações que serão avaliadas. 

“Se alguém acender um cigarro no estádio, por exemplo, como a minha equipe irá se comportar nessa situação? Se acontecer uma briga em um dos setores, como os profissionais treinados irão reagir para conter essa briga? Em relação a um possível vazamento no banheiro, o que deve ser feito de imediato? Enfim, vamos provocar situações para estarmos 100% aptos a resolver esses problemas”, relata Frank. 

O responsável pelo Consórcio explica ainda que questões relacionadas, a possibilidade de fraudes, como falsificação de ingressos, entre outras situações, serão testadas nesse período com muito rigor. 

Ao todo 1.800 funcionários compõem a equipe, sendo 700 orientadores, 300 seguranças, 600 comerciantes da área de alimentos e bebidas, e 200 na área de limpeza e manutenção, todos devidamente treinados para atender os torcedores de forma educada e receptiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário