quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Do ‘190’ ao ouro: campeão dos 1500m se divide entre a polícia e o atletismo


Os treinos diários à tarde ajudavam o policial militar Leandro Prates a encarar mais relaxado a pesada rotina de quem trabalha na Central de Atendimento 190 na madrugada. Mas, há quatro anos, o baiano conseguiu uma maneira de aproximar suas duas paixões tornando-se soldado do Quartel de Educação Física da Polícia Militar, em São Paulo. A recompensa de tanto esforço tentando se dividir entre a profissão e o esporte veio com o ouro na final dos 1500 metros dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, nesta quarta-feira.
- Eu trabalhei um ano no 190. A gente trabalhava atendendo a população e encaminhando as ocorrências para as viaturas. Trabalhava à noite e treinava à tarde. Sempre arrumava um tempinho para treinar. Nunca parei - contou Prates, que começou no esporte tarde, aos 20 anos.
O atleta baiano, que mora em São Paulo, consegue enxergar uma ligação entre as duas atividades aparentemente tão diferentes. Só lamenta, porém, o fato de poucos militares conseguiram hoje em dia seguir com a carreira de atleta paralelamente.
- Eu creio que todo policial militar precisa ter um condicionamento físico bom, para servir a população, para em uma ocorrência ajudar o companheiro. Tem uma ligação muito grande. Nós tivemos no passado muitos atletas que eram policiais. Hoje, isso mudou um pouco porque se profissionalizou muito. Fico feliz por conseguir conciliar.
O ouro na final dos 1500 metros em Guadalajara, na última quarta-feira, foi o incentivo que o soldado Prates precisava para seguir se dividindo entre a polícia e o atletismo. Agora, pretende buscar com ainda mais vontade o índice para os Jogos Olímpicos de Londres-2012. Enquanto isso, estará positivo e operante no quartel, em São Paulo.
- Para vir para cá, eu consegui um afastamento. Só tenho a agradecer a eles. Enquanto estava aqui treinando, eles estavam cobrindo os meus dias de serviço. Segunda-feira estou no quartel de volta. Vou dar um abraço no pessoal, e a vida continua.
globoesportes.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário