sexta-feira, 23 de abril de 2021

Estudantes de fisioterapia da UNIRB auxiliam atletas na prevenção de lesões

 



O futebol é uma modalidade esportiva que possui determinados movimentos, como arranque, desaceleração, saltos e mudanças de direção, essas atividades provocam um número bastante elevado de lesões. As mais comuns encontradas são dores nos músculos causados por tensão ou traumatismo, entorses de joelho e tornozelo, contusões e distensões.

 

No resgate e manutenção da saúde do paciente, a fisioterapia tem um papel fundamental na prevenção de lesões, já que é responsável pela reabilitação do atleta. Durante as aulas práticas, os futuros fisioterapeutas do Centro Universitário UNIRB, supervisionado pela coordenação, intensificaram o aprendizado participando da integração com os membros da comissão técnica do time da instituição.

 

Jhéssica Dayane Melo é aluna do curso e destaca a importância da integração. “Essa oportunidade de estar realizando aulas práticas e estágio supervisionado com o time de futebol da UNIRB, oportunizam a nós alunos atuar com o futebol e com os principais problemas musculoesqueléticas que prejudicam o atleta e também amplia o conhecimento acerca da prevenção de lesões”, afirma.

 

Para a coordenadora do curso de Fisioterapia Ana Paula Mendes, a intensidade das atividades ajuda no índice de lesões. “Os treinamentos intensos e a execução incorreta dos movimentos são responsáveis também por grande parte das lesões verificadas em jogadores de futebol, inclusive por não haver uma análise mais aprofundada das capacidades e demandas dos atletas. Por causa das exigências do esporte, o retorno precoce dos trabalhos de reabilitação é outro fator de risco de novas lesões”, ressalta.

 

“Neste momento, o fisioterapeuta precisa ter um trabalho cuidadoso com cada jogador, afim de detectar as necessidades. Um atleta bem preparado e acompanhado por uma equipe multidisciplinar apresenta um número menor de lesões, daí a importância de um bom condicionamento em força muscular, flexibilidade, uma boa alimentação, condições clínicas de saúde favoráveis e também no aspecto cardiorrespiratório”, pontua a coordenadora do curso.

 

O lateral-esquerdo do UNIRB Futebol Clube, Igor Tavares falou sobre a importância da fisioterapia para os atletas. “O acompanhamento é fundamental para nós jogadores, devido aos desgastes nos treinamentos e nos jogos, o processo auxilia muito na nossa preparação física”, conclui.

 

O curso de Fisioterapia da UNIRB tem como objetivo, oferecer aos estudantes melhores aprendizados, professores renomados e integração com campo de atuação. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário