quinta-feira, 28 de maio de 2020

Tecnologia no Japão permitirá comemorações e vaias da torcida remotamente

Tecnologia no Japão permitirá comemorações e vaias da torcida remotamente

O futebol no Japão está em preparação para ser retomado, mas sem a presença dos torcedores nas arquibancadas. Entretanto, para manter a participação do público nos jogos, um aplicativo foi desenvolvido para que gritos, aplausos, vaias e cantos da torcida em casa sejam transmitidos nos auto-falantes dos estádios. 

O sistema, desenvolvido pela Yamaha é chamado de “Torcida Remota”, conecta os áudios dos smartphones ao sistema de som das arenas esportivas. Com a tecnologia, as mensagens são reverberadas praticamente em tempo real. Comemorações e manifestações dos torcedores poderão ser executadas pelos jogadores, como se eles estivessem presentes no estádio. 

A empresa japonesa declarou que o produto "demonstrou a capacidade de criar uma atmosfera de espectador semelhante à de uma partida real".

Recentemente, o sistema foi testado no Estádio Shizuoka Ecopa, casa dos clubes Júbilo Iwata e Shimizu S-Pulse no Campeonato Japonês e com capacidade para 50 mil pessoas. Keisuke Matsubayashi, um funcionário da empresa que administra o estádio, relatou sobre experiência do aplicativo na arena.

"Em um ponto durante o teste de campo do sistema, fechei os olhos e parecia que os torcedores estavam ali no estádio comigo", contou o funcionário.

Esta semana, o primeiro-ministro do Japão suspendeu o estado de emergência do país após a grande diminuição do número de casos do coronavírus. Além do futebol, o beisebol também está se preparando para retomar as partidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário