segunda-feira, 25 de maio de 2020

Governo japonês inicia reabertura de Tóquio, sede dos Jogos Olímpicos

Governo japonês inicia reabertura de Tóquio, sede dos Jogos Olímpicos

O governo japonês tirou a capital Tóquio do estado de emergência devido à pandemia do coronavírus. O primeiro-ministro do país, Shinzo Abe, anunciou nesta segunda-feira (25) a reabertura da cidade, que sediará os Jogos Olímpicos 2020 adiados para 23 de julho a 8 de agosto de 2021, após um mês e meio de isolamento social para controlar o contágio da doença.

"Tínhamos um critério muito rígido para retirar o estado de emergência. Julgamos que alcançamos esse critério. Nesta segunda-feira nós retiramos o estado de emergência em todo o país. Em apenas um mês e meio, nós praticamente colocamos a situação (da pandemia) sob controle", afirmou.

O Japão estava em processo progressivo de retirada do estado de emergência nas regiões que estavam respondendo bem ao controle da pandemia. Tóquio, Hokkaido, Saitama, Chiba e Kanagawa foram as últimas a iniciar a reabertura. Agora, cada cidade vai montar seu plano de segurança para retomar todas as atividades.

O Japão registrou 16.550 casos de coronavírus, com 820 mortos. O número de pessoas infectadas pela Covid-19 vem caindo progressivamente. Nesta segunda, foram contabilizados apenas oito novos doentes.

Apesar da boa notícia da reabertura de Tóquio, os Jogos Olímpicos ainda correm o risco de serem cancelados. Na última semana, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, disse que a pandemia precisa ser controlada no mundo todo, já que muitas pessoas deverão viajar para a capital japonesa para acompanhar o evento esportivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário