terça-feira, 9 de outubro de 2018

Quase dois meses após inauguração, Centro de Canoagem de Itacaré recebe atletas

Quase dois meses após inauguração, Centro de Canoagem de Itacaré recebe atletas

O Centro de Treinamento de Canoagem de Itacaré foi, finalmente, aberto aos atletas. Há cerca de um mês, o equipamento passou a receber os canoístas locais. Segundo o presidente da Associação de Canoagem de Itacaré (ACI), Rodrigo Ferreira, agora o centro está em pleno funcionamento.

"Mudamos para lá tem mais ou menos um mês. Todos os atletas já estão treinando. Já estamos instalados. O Centro está funcionando perfeitamente", disse em entrevista ao Bahia Notícias. "Estamos desenvolvendo todas as nossas funções diárias durante toda a semana", completou.
O Centro foi inaugurado oficialmente no último mês de julho pelo governo do estado. Porém, os resíduos de uma balsa impediram que os atletas começassem a usá-lo para os treinamentos, por causa dos riscos que eles traziam (relembre aqui). Era preciso fazer uma limpeza no local para que os barcos fossem colocados na água.

"A balsa foi retirada com sucesso. E eles nos entregaram todas as coisas. Tudo que foi planejado para o Centro foi entregue", comemorou Rodrigo.

Com o funcionamento do Centro para os treinamentos dos atletas, Rodrigo agora trabalha para captar recursos junto à Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). Ele quer que o equipamento seja sede de uma competição estadual.

"Agora, estamos pedindo recursos para a gente sediar o Campeonato Baiano de Canoagem no próximo mês de novembro. Com certeza, teremos total apoio da Sudesb", contou.

O Centro de Canoagem de Itacaré foi o primeiro de três equipamentos para a modalidade que o Governo da Bahia construiu. Outros dois, um em Ubatã, e outro em Ubaitaba, estão em fase final de construção. Esta última cidade é a terra natal dos dois medalhistas olímpicos dos Jogos Rio-2016, Isaquias Queiroz e Erlon Souza.

Além de atletas, o Centro de Treinamento de Canoagem também abriga crianças atendidas pelo Projeto Remando no Rio de Contas. Cerca de 100 crianças estão dando as suas primeiras remadas no esporte e desenvolvendo suas habilidades.

CAMPEONATO BRASILEIRO
O Centro de Treinamento de Canoagem de Itacaré vai também ajudar ainda mais no desenvolvimento da equipe de canoagem local. Na última edição do Campeonato Brasileiro de Canoagem, a equipe da cidade conquistou o título do torneio.


"Nos primeiros dias da competição, estávamos em segundo lugar com a diferença de 70 pontos. No segundo, a diferença caiu para 35, depois para 15 no terceiro. E no último dia, nossa equipe conquistou o primeiro lugar com sete pontos de diferença para a equipe de Ubaitaba, que ficou em segundo. Conquistamos o quinto título consecutivo do Brasileiro", vibrou Rodrigo. "Além disso, apenas quatro atletas da nossa equipe ficaram sem medalha, por falta de experiência. Eram 'marinheiros de primeira viagem'", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário