domingo, 25 de setembro de 2011

Vettel triunfa em Cingapura e fica a um ponto do bicampeonato


O alemão Sebastian Vettel venceu o Grande Prêmio de Cingapura, realizado na manhã deste domingo. No entanto, o britânico Jenson Button (McLaren) chegou na segunda colocação e impediu a definição antecipada do campeonato. Para garantir o bi matematicamente, o piloto da Red Bull precisa de apenas um ponto na etapa do Japão, marcada para o dia 9 de outubro.
A cinco corridas do final, Vettel contabiliza 309 pontos, 124 a mais que Button. Se o piloto da McLaren não vencer no Japão, o alemão é campeão independente de seu desempenho. O australiano Mark Webber (Red Bul), terceiro colocado neste domingo, está fora da briga pelo título. Assim como o espanhol Fernando Alonso (Ferrari), quarto lugar em Cingapura.
Em 14 corridas, Sebastian Vettel soma nove vitórias, quatro segundos lugares e um quarto posto. Com apenas 24 anos, o iminente bicampeão mundial tem 32 pódios e 690 pontos em um total de 76 corridas. Na manhã deste domingo, o alemão alcançou sua 19ª vitória na carreira.
Entre os brasileiros, Felipe Massa (Ferrari), prejudicado por um toque do inglês Lewis Hamilton (McLaren), terminou na nona colocação. O veterano Rubens Barrichello (Williams) chegou a flertar com zona de pontuação, mas ficou apenas no 13º lugar. Para completar, Bruno Senna (Renault) acabou em 15º.
A Corrida - Depois de registrar a 11ª pole position da temporada, Vettel manteve a liderança na largada sem dificuldade. Button, por sua vez, aproveitou o começo deficiente de Webber e pulou para o segundo posto. Enquanto o australiano caiu para a quarta colocação, Alonso subiu dois lugares e virou terceiro.
No pelotão intermediário da disputa, os outros dois representantes brasileiros fizeram largadas discretas. Nos primeiros metros, o veterano Rubens Barrichello caiu da 12ª para a 13ª colocação. Já Bruno Senna ganhou uma posição e assumiu o 14º posto.
Em um começo ruim, Hamilton desceu do quarto para o oitavo posto. Desta forma, Massa assumiu o quinto lugar, seguido pelos alemães Nico Rosberg e Michael Schumacher, ambos da Mercedes. Com ímpeto, o inglês da McLaren conseguiu ultrapassar a dupla de germânicos rapidamente.
Na 10ª volta, Webber aproveitou o desgaste dos pneus de Alonso e tomou o terceiro lugar do espanhol. Assim, o ferrarista parou nos boxes, mesmo caminho tomado por Massa na volta seguinte. Logo depois de retornar, o brasileiro sofreu um toque de Hamilton e seu pneu traseiro furou. Desta forma, ambos precisaram fazer um pit-stop e o inglês ainda foi punido.
Na 20ª das 61 voltas da corrida, Vettel contava com uma confortável vantagem em relação a Button, que por sua vez estava longe de Alonso. No 30º giro, Schumacher cometeu um erro de cálculo, tocou na roda traseira da Sauber do mexicano Sérgio Perez e causou um acidente. Com a entrada do safety car, boa parte dos pilotos aproveitou para entrar nos boxes.
A prova recomeçou na 34ª volta, com os carros colados uns aos outros. Webber aproveitou e tomou o terceiro posto de Alonso. Em uma corrida de recuperação, Hamilton ultrapassou uma série de competidores, inclusive os brasileiros Felipe Massa e Rubens Barrichello, além do escocês Paul di Resta (Force India), empresariado por seu pai, terminando em quinto.
Sem ser incomodado em nenhum momento, Vettel simplesmente administrou sua vantagem de maneira inteligente e venceu com tranquilidade. Na parte final da prova, em um duelo brasileiro, Felipe Massa superou Rubens Barrichello e embalou rumo à nona colocação da corrida.
Confira o resultado final do Grande Prêmio de Cingapura:
1: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1h59min06s537
2: Jenson Button (ING/McLaren) - a 1s737
3: Mark Webber (AUS/Red Bull) - a 29s279
4: Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 55s449
5: Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 1min07s766
6: Paul di Resta (ESC/Force India) - a 1min51s067
7: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 1 volta
8: Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 1 volta 
9: Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 1 volta 10: Sérgio Perez (MEX/Sauber) - a 1 volta 
11: Pastor Maldonado (VEM/Williams) - a 1 volta 
12: Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - a 1 volta 
13: Rubens Barrichello (BRA/Williams) - a 1 volta 14: Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - a 2 voltas 
15: Bruno Senna (BRA/Renault) - a 2 voltas 16: Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - a 2 voltas 
17: Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 2 voltas 
18: Jerome D'Ambrosio (BEL/Virgin) - a 2 voltas 
19: Daniel Ricciardo (AUS/Hispania) - a 4 voltas 
20: Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania) - a 4 voltas 
21: Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - a 5 voltas
Não completaramJarno Trulli (ITA/Lotus) 
Michael Schumacher (ALE/Mercedes) 
Timo Glock (ALE/Virgin)

gazetaesportiva.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário