terça-feira, 12 de setembro de 2017

Delegação baiana disputa em Curitiba Jogos Escolares da Juventude

Jogos Escolares da Juventude - Delegação baiana já está em Curitiba

Com a presença de 59 atletas, a delegação da Bahia já se encontra em Curitiba, capital do Paraná, para participar da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude – 12 a 14 anos, que será aberta oficialmente às 18h desta terça-feira, 12. A partir desta quarta (13), os jovens entram em raias, piscinas, tatames, entre outros espaços esportivos, para disputa de provas nas modalidades de atletismo, judô, natação, luta olímpica, xadrez, vôlei de praia, tênis de mesa, ginástica rítmica e badminton. 

Provenientes, em sua maioria, de escolas públicas, os atletas que representam o estado baiano na edição deste ano são de Salvador e dos municípios de Juazeiro, Jaguarari, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Ituberá, Conceição do Coité, Jequié, Canavieiras, Eunápolis, Camaçari, Itacaré/Taboquinhas. Somados atletas, técnicos, professores, fisioterapeuta, oficiais e dirigentes, a delegação da Bahia é formada por 76 pessoas nesta primeira fase dos jogos.
Toda a delegação viaja em voo charter contratado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre|). Além do voo – esse é o segundo ano que a delegação viaja avião fretado–, o órgão também fornece uniforme completo para o deslocamento de ida e de volta e disponibiliza oficiais para acompanhar os estudantes. Entre os atletas, nomes como o da campeã sul americana de judô no ano de 2016, Débora Rayssa dos Santos Eloi, 14 anos, aluna da escola municipal Presidente Roosevelt, de Ituberá. 

Participando pela primeira vez de uma etapa nacional dos jogos da juventude, ela demonstra confiança em conquistar a medalha. Além do preparo físico e dos títulos já conquistados em sua categoria, meio leve, a atleta recebia, momentos antes do embarque, em Salvador, o estímulo e apoio da mãe e de tios. Também estreantes na etapa nacional dos jogos, os atletas de atletismo Jefferson Oliveira Silva, 12 anos, de Jaguarari, e Diogo Almeida de Jesus, 13, de Itacaré/Taboquinhas, estavam ansiosos para participar das provas. Antes, porém, iriam vivenciar, pela primeira vez, a experiência de viajar em avião, não escondendo uma certa curiosidade misturada com um pouco de medo.

A etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude é organizada e realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em parceria com o Ministério do Esporte e Rede Globo. Além de promover a integração por meio do esporte, o objetivo principal dos Jogos Escolares é contribuir para a inclusão social dos jovens através do esporte, além de servir de plataforma para a identificação de atletas para o alto rendimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário