quinta-feira, 14 de setembro de 2017

FBF completa 104 anos de fundação


Nesta quinta-feira (14), uma das mais antigas Federações do país está em festa. A Federação Bahiana de Futebol completa 104 de fundação.
 
A história da entidade ficou marcada no esporte brasileiro. Fundada em 14 de setembro de 2013, a FBF construiu uma trajetória de sucesso, dedicação e muito trabalho em prol do futebol baiano.
 
Nestes 104 anos, diversos presidentes estiveram à frente da entidade centenária. Entre eles estão nomes como Degrimaldo Miranda, Emanoel Hassellman, Carlos Alberto de Andrade, Márcio Matos, Orlando Gomes, Raimundo Magaldi, Raimundo Viana, Antônio Pithon, Marcos Andrade e Virgílio Elísio.
 
Desde 2001, a FBF é presidida pelo conquistense Ednaldo Rodrigues Gomes. Em Vitória da Conquista, o dirigente foi se preparando aos poucos para ocupar o cargo de autoridade máxima do futebol na Bahia. Ele iniciou sua trajetória como jogador amador do União Atlético Clube, dirigiu a Liga Desportiva Conquistense até chegar à entidade. Na FBF, foram anos colaborando em diversas diretorias antes de assumir a função de comandante.


Sob seu comando, é inegável o crescimento do futebol baiano. Foram diversas conquistas, entre elas a mais recente, protagonizada pela Sociedade Desportiva Juazeirense, que conquistou o inédito acesso de um clube do Interior à Série C do Brasileirão.
 
Hoje, a Federação Bahiana de Futebol realiza sete competições oficiais e colabora, como parceira, de diversas outras. É de responsabilidade da entidade a organização do Campeonato Baiano Profissional Série A, Campeonato Baiano Profissional Série B, Campeonato Baiano Sub-20, Campeonato Baiano Infantil e Juvenil, Campeonato Intermunicipal, Copa Governador do Estado, Campeonato Baiano Feminino e o Torneio Seletivo, quando este é necessário.
 
Já entre as competições apoiadas pela FBF estão Copas Regionais de seleções adultas, organizadas pelas ligas municipais, Copa 2 de Julho de Futebol Sub-17 e Copa Metropolitana Sub-15, elaboradas pela Sudesb, Campeonatos Regionais Sub-12 à Sub-15, promovidas pelo Esporte Clube Vitória, Red Ball Cup, organizada pela Rede Record, a Copa Salvador de Futebol Dente de Leite em parceria com a prefeitura, e a Salvador Cup Sub-13/15/17, organizada pela Salvador Produções.
 
Mandatário da entidade, Ednaldo Rodrigues, mais uma vez, não esqueceu de agradecer a colaboração de todos que contribuem para o fomento do futebol no estado. "Como em todos os anos, não posso deixar de congratular com todos os gestores que por essa casa passaram. Sempre digo que eles deram uma motivação para que o futebol do estado da Bahia crescesse cada vez mais. Agradecemos, também, aos que contribuíram direta e indiretamente para o êxito do nosso planejamento. Completar 104 anos de trabalho e deidicação ao futebol não é para qualquer um. Atingir essa marca também só foi possível com a participação dos nossos filiados, clubes da 1ª e 2ª divisão, ligas municipais, árbitros do quadro da Federação, torcedores, a imprensa esportiva e todos aqueles que elevam o nome do nosso futebol. Também agradeço, de forma incisiva, aos nossos diretores e colaboradores, que de uma forma criteriosa têm procurado, no dia a dia, fazer da nossa administração um modelo eficiente. O nosso muito obrigado aos nossos patrocinadores e parceiros, que contribuem para que os nosso futebol seja cada vez mais profissional e os clubes tenham receitas para gerirem seus orçamentos; ao Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia (TJDF-BA), aos seus auditores e procuradores pela dedicação; e ao Conselho Fiscal da entidade. A Federação Bahiana de Futebol é de todos nós, é do torcedor baiano, dos clubes, dos desportistas. Juntos, vamos o futebol da Bahia cada vez maior e mais respeitado no Brasil", disse.


História - A história da FBF começou a ser escrita em 1901, antes mesmo de sua fundação. Em 28 de outubro daquele ano, o jovem estudante José Ferreira Júnior, conhecido como Zuza Ferreira, apresentou aos baianos um até então desconhecido objeto que trouxe na bagagem de uma viagem para a Inglaterra. Era uma bola.
 
No Campo da Pólvora, Zuza reuniu os amigos e dividiu o grupo em dois times. Em seguida, ele marcou o gol com duas pedras e deu início à prática do futebol no Estado.
 
Nos anos seguintes, o esporte passou por diversas adaptações. Regras oriundas da Europa foram trazidas e os primeiros clubes foram surgindo no Estado. O primeiro deles foi o Club Internacional de Cricket, em 1903, e dedicado exclusivamente ao futebol. O Club de Cricket Victória, atual Esporte Clube Vitória, foi fundado antes, em 1899, mas passou a praticar o futebol também em 1903. A primeira partida oficial, por sua vez, foi entre Sport Club Bahiano e o Sport Clube Itapagipe. Não demorou muito após o primeiro jogo e o futebol cresceu de uma maneira que foi preciso ser criada uma entidade para dar conta da organização de partidas e campeonatos. Foi aí que, em 1904, surgiu a Liga Bahiana de Sports Terrestres (LBST).
 
A LBST realizou o primeiro Campeonato Baiano em 1905, mas, oito anos depois, passou por uma série de dificuldades e acabou fechada. Porém, a força que o futebol já havia construído não abalou o esporte e, no dia 14 de setembro de 2013 foi fundada a Federação Bahiana de Futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário