sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Libertadores pode ter mudanças no estatuto

Libertadores pode ter mudanças no estatuto
A Copa Libertadores da América pode sofrer mudanças radicais em seu novo estatuto, segundo o jornal Folha de S. Paulo. De acordo com a publicação, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) incluiu, em seu novo regulamento, a exigência de que clubes apresentem balanços financeiros e não acumulem dívidas para participar da competição.
 
As condições serão divididas em cinco áreas: financeira, administrativa, jurídica, de infraestrutura e esportiva. Os clubes terão que cumprir vários requisitos para obter uma licença anual para disputar os torneios da Conmebol, modelo utilizado pela Uefa desde 2003 e pela Fifa desde 2007. No entanto, a decisão não será válida para as competições de 2014, já que os clubes terão um prazo para adaptação à nova regra.
 
Entre as novas regras está o chamado "fair play financeiro", que visa evitar que os clubes gastem mais do que arrecadam e garante um maior equilíbrio entre as receitas dos clubes. Caso o descumprimento não seja tão grave, as punições serão em forma de multas, bloqueios de premiações e advertências.
 
Caso as regras já estivessem em vigor, equipes como Bahia, Coritiba, Flamengo, Fluminense, Palmeiras, Portuguesa e Vasco não poderiam participar da Libertadores, já que todos têm pendências salariais com jogadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário