segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Recordista, Messi recebe troféu de maior artilheiro da Europa


Autor de 50 gols na última edição do Campeonato Espanhol, o camisa dez do Barcelona, Lionel Messi, recebeu nesta segunda-feira a Chuteira de Ouro, prêmio concedido pela ESM (European Sports Magazines, em inglês) ao maior artilheiro dos torneios europeus. Por uma diferença de quatro gols, o atleta argentino ficou logo a frente de Cristiano Ronaldo, que marcou 46 vezes pelo Real Madrid.
“Sem meus companheiros eu não teria marcado todos os gols que consegui”, disse Messi. “Não luto por este prêmio ou algum outro individual. Brigamos por títulos. Meu objetivo é conseguir novamente o Espanhol, a Liga dos Campões e a Copa do Rei. Essas são as metas coletivas”, completou.
Desde sua criação, na temporada 1967/1968, o prêmio jamais havia sido entregue a um jogador que anotou 50 gols em um só campeonato. O recorde anterior pertencia ao atacante Dudu Georgescu, que somou 47 gols pelo Dinamo Bucarest na edição do Campeonato Romeno de 1976/1977.
Em 1996/1997, Ronaldo, defendendo o Barcelona, foi o primeiro brasileiro a receber a Chuteira de Ouro, marcando 34 gols no Espanhol. Jardel, em 1998/1999, anotou 36 gols pelo Porto no Campeonato Português e igualou o feito do ex-jogador do clube catalão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário