sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

CBF oficializa retorno da Copa do Nordeste


No último dia dez de novembro, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) revelou, em primeira mão, a volta da Copa do Nordeste ao calendário nacional do esporte. A competição, que se destacou por ser o regional de maior sucesso no Brasil, com a maior média de público do país, voltará a ser organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a partir de 2013.

 
Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira (1º), no Rio de Janeiro, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, falou pela primeira vez sobre o retorno do Nordestão. "A coordenação técnica da Copa do Nordeste será da CBF, com apoio logístico das federações estaduais envolvidas", oficializou o dirigente.
 

Ainda segundo Teixeira, medidas como o número de vagas, participantes e benefícios da nova competição foram discutidas e definidas em conjunto com as sete federações da região (Bahia, Alagoas, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Paraíba). Por questões de distâncias, os estados do Maranhão e Piauí integram o Norte no calendário esportivo.
 
"Por consenso com as federações de cada estado, os clubes participantes serão os primeiros classificados do Campeonato Estadual dentro do número de vagas do Estado. Também por consenso com as federações, os campeonatos estaduais serão realizados em duas fases: a primeira, sem os clubes da Copa do Nordeste; a segunda, com os clubes da Copa do Nordeste mais os classificados da primeira parte", explicou o mandatário.
 
Copa do Brasil - Além da Copa do Nordeste, a entidade máxima do futebol no Brasil também anunciou, na oportunidade, novas alterações no calendário. Segundo principal campeonato do país, atrás apenas do Brasileirão, a Copa do Brasil terá uma nova fórmula de disputa.
 
A partir de 2013, a competição, que garante ao vencedor uma vaga na Taça Libertadores da América, será iniciada com 80 clubes ao invés de 64 como nas últimas edições. O formato de mata-mata seguirá até a terceira fase, quando serão alcançados dez times.
 
Na quarta fase, seis vagas serão reservadas para as equipes brasileiras que disputaram a
 Libertadores, que se juntarão aos dez classificados da fase anterior. Se apenas cinco brasileiros tiverem participado do torneio continental, o time mais bem colocado no ranking da CBF que tenha sido eliminado na 3ª fase da Copa do Brasil poderá ter uma nova chance na mesma edição.
 
Dos 16 participantes das oitavas-de-final, os oito que forem eliminados ainda terão uma disputa à parte. Quatro deles serão compensados com uma vaga cada na Copa Sul-Americana. Estas vagas serão definidas de acordo com a colocação final no Campeonato Brasileiro do ano anterior.
 
A principal novidade do novo formato ficou por conta da inclusão de clubes que disputam a Libertadores, o que não ocorria e não ocorrerá até 2012, por conta do Estatuto do Torcedor. Além disso, a competição nacional deixará de ser realizada apenas no primeiro semestre e passará a acontecer entre os meses de março e novembro.
 

O presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues (foto), comemorou a fórmula apresentada pela CBF. “A cerca de seis anos a nossa federação vem reivindicando uma terceira vaga na Copa do Brasil. Com essa nova fórmula, com certeza teremos três clubes baianos garantidos na competição”, destacou.

fonte:fbfweb.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário