domingo, 2 de maio de 2021

Clínica escola realiza atendimento odontológico de atletas do UNIRB

 


Os estudantes do Centro Universitário UNIRB realizou na clínica escola, exames preventivos de saúde bucal dos atletas do UNIRB Futebol Clube. Sob supervisão da coordenação do curso, os alunos intensificaram o aprendizado atendendo em diversas especialidades, como: tratamentos restauradores, profilaxia, extrações dentárias, limpeza (periodontia), tratamentos de canal (endodontia), próteses dentárias e diversas cirurgias, de acordo com a necessidade de cada paciente. 

 

A coordenadora do curso de Odontologia, Dra. Ludmilla Santos, destaca sobre a importância das aulas práticas para os estudantes. “A clínica escola é fundamental para o processo de aprendizado e formação dos alunos. Em contato com os atletas, os futuros profissionais conseguem aplicar os conhecimentos obtidos nas aulas teóricas e se atuar na odontologia desportiva, que vem crescendo no Brasil”, aponta

 

Na clínica-escola, os alunos conseguem tratar os atletas, através da prevenção, possíveis problemas que podem ocasionar lesões e/ou resultar em um rendimento não esperado. Ainda de acordo com a coordenadora Ludmilla Santos, a lesão mais conhecida se chama cárie, onde as bactérias causam danos na parte de coroa e dentina, situada na parte interna do dente. 

 

“Além da cárie, outro problema que pode ser causado é lesão periodontal, caracterizada pela inflamação do nosso tecido gengival. Então, o paciente no primeiro momento pode ter uma lesão de carie, que pode levar uma dor associada ou ser assintomática e, quando o tratamento demora, mostra que o paciente não teve o cuidado prévio que é escovação três vezes ao dia”. Ressalta a coordenadora do curso de Odontologia. 

 

O Centro Universitário UNIRB conta com diversas salas de atendimentos odontológicos climatizados e práticas de prevenção periódicas. Hoje os estudantes tratam os atletas do time de futebol, que disputam a primeira divisão do Campeonato Baiano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário