GOVERNO DO ESTADO. BAHIA, AQUI É TRABALHO

sexta-feira, 10 de julho de 2020

Fifa deseja padronizar uso do VAR no mundo, diz chefe de arbitragem da entidade

Fifa encaminha resposta à CBF sobre questionamentos a respeito do VAR

Uma das principais polêmicas no mundo do futebol dos últimos anos, o VAR deve ter seu uso padronizado em escala global. Em entrevista à agência Reuters nesta quinta-feira, Pierluigi Collina, ex-juiz italiano e atual presidente de Comissão de Arbitragem da Fifa, declarou que a entidade pretende agir para que a utilização do recurso aconteça da mesma forma em todas as competições.
"É responsabilidade da Fifa ter as leis do esporte implementadas em todo o mundo da mesma maneira, não pode haver uma implementação diferente das leis em diferentes continentes ou países. Nossa responsabilidade é garantir que o futebol seja jogado da mesma maneira em todo o mundo", afirmou Collina.
Atualmente, o VAR tem sido operado pela Ifab, organização responsável pela legislação do esporte. No entanto, a partir da próxima temporada, a Fifa vai assumir o comando para reduzir problemas e implementar a uniformização desejada.
"A Ifab, como organização, tem o dever de governar as leis do futebol, incluindo o VAR, o protocolo e os regulamentos. Depois que as leis do esporte são definidas, o trabalho da Ifab termina. É então a Fifa que lida com a orientação de árbitros em todo o mundo, apoiando todas as associações membros", declarou o chefe de arbitragem.
Collina ainda destacou que, caso a utilização despadronizada se mantenha, campeonatos internacionais serão prejudicados. "Como imaginar competições internacionais disputadas por equipes acostumadas com diferentes interpretações das regras nos torneios domésticos? É claro que pode haver algumas pequenas diferenças, mas a implementação geral deve ser a mesma", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário