quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Bola de Ouro: Messi encara Cristiano Ronaldo e Iniesta na disputa pelo tetra

Quebrador de recordes, Lionel Messi, como já era de se esperar, está entre os três finalistas da briga pela Bola de Ouro da Fifa em parceria com a revista francesa "France Football". Vencedor do prêmio de melhor do mundo nas três últimas temporadas, o craque do Barcelona vai disputar com Cristiano Ronaldo e Andrés Iniesta pelo tetra. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Ao todo, treinadores e capitães das 209 seleções filiadas à entidade, além de outros 49 jornalistas escolhidos pela publicação, foram os responsáveis pela lista.
A lista final mostra um domínio absoluto da dupla Real Madrid e Barcelona nos três últimos anos. Em 20111, os três que concentraram a decisão da Bola de Ouro foram quase os mesmos, a diferença que Xavi esteve presente no lugar de Iniesta - repetindo a decisão de 2009. Já em 2010, todos os representantes saíram do Barça: os dois espanhóis e Messi. O argentino venceu nas três ocasiões.
– Acho que essa seleção está perfeita, mais uma vez, esse ano. Vale lembrar que essa eleição recebe votos dos treinadores das seleções, dos capitães das seleções e da imprensa. É um voto bem completo. Acho que não deixa duvida alguma. Parabéns a todos que estão na lista – disse Ronaldo Fenômeno, um dos presentes na cerimônia.
ronaldo jerome valcke joseph blatter bola de ouro (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)Ronaldo, esteve com Jerome Valcke e Joseph Blatter na cerimônia (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)
Com isso, Neymar fica fora da disputa e terá que se contentar com a disputa pelo prêmio de gol mais bonito do ano - um feito que tenta repetir, uma vez que foi o vencedor do ano passado com o golaço marcado diante do Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro. Eleito desta vez por conta do gol marcado contra o Internacional na Libertadores, o santista disputa com Falcao García, do Atlético de Madri, e Miroslav Stoch, do Fenerbahçe (veja os concorrentes ao prêmio).
Outra meta do craque brasileiro é ao menos se igualar à 10ª colocação individual de 2011, quando foi o craque da conquista do Peixe na Taça Libertadores e ficou à frente de jogadores como Diego Forlán, à época de Atlético de Madri e Inter de Milão, Wesley Sneijder (Inter de Milão), Thomas Müller (Bayern de Munique), David Villa (Barcelona), entre outros. Na ocasião, Neymar recebeu 1,12% dos votos. O quinto colocado, Wayne Rooney, apareceu com 2,31%.
– O Neymar está na lista dos 23. Já é um grande reconhecimento para alguém que joga no Brasil. Para o Neymar chegar na lista final ou ele jogar na Europa ou arrebentar com a Seleção em 2014. Aí sim o mundo todo vai estar vendo ele. O Neymar é o protagonista absoluto no Brasil, mas é pouco visto na Europa. Sabemos que é merecedor de estar na lista dos três de melhor do mundo, mas o mundo não conhece o futebol dele direito. Dependendo da sua ambição de ser o melhor do mundo, o caminho mais curto é jogar em um grande clube da Europa – afirmou Ronaldo, sobre a ausência do craque santista.
Messi, Iniesta e Cristiano Ronaldo na premiação da UEFA (Foto: Reuters)Messi, Iniesta e Cristiano Ronaldo já concorreram em premiação da Uefa: espanhol levou a melhor (Reuters)
Apesar de não ter conquistado nenhum título de peso com o Barcelona (apenas a Copa do Rei), Messi teve uma temporada histórica quando se fala em recordes pessoais. O craque argentino está muito perto de superar o alemão Gerd Müller como maior artilheiro em um só ano - ele soma 82 gols contra 85 do ex-jogador do Bayern de Munique, em 1972.
Já Cristiano Ronaldo foi protagonista dos títulos do Campeonato Espanhol e da Supercopa da Espanha com o Real Madrid. O atacante luso ainda tem a seu favor a boa participação de Portugal na Eurocopa da Polônia e Ucrânia, quando ajudou sua seleção a chegar até a semifinal, sendo eliminada pela campeã Espanha nos pênaltis.
A Eurocopa, inclusive, também foi uma ajuda e tanto para Iniesta. Melhor jogador da competição continental que deu o bicampeonato para a Espanha, ele é o único dos três rivais que não faturou ainda o prêmio de melhor jogador do mundo - Cristiano Ronaldo foi agraciado em 2008, quando defendia o Manchester United.
globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário