domingo, 13 de novembro de 2011

Erro fatal: Bahia aproveita vacilo do Atlético-GO e vence no Serra Dourada

Souza bahia gol atlético-GO (Foto: André Costa / Agência Estado)
Eficiente, o Bahia jogou para o gasto e derrotou o Atlético-GO no Serra Dourada. Com gol de Souza, o tricolor venceu por 1 a 0 e deu mais um importante passo para escapar do rebaixamento. Foi a segunda vitória seguida da equipe, que havia vencido o São Paulo na rodada anterior e chegou aos 42 pontos, na 13ª colocação do Campeonato Brasileiro. Na próxima quarta-feira, os baianos visitam o Internacional, em Porto Alegre, em partida válida pela 35ª rodada.
Na contramão do adversário, o Atlético-GO está em baixa no Brasileirão. A equipe goiana somou sua quarta derrota seguida e permanece estacionada com os mesmos 42 pontos do Bahia. O Dragão leva vantagem no número de vitórias e ocupa a 12ª posição. O objetivo de escapar do rebaixamento parecia próximo, mas diante dos últimos resultados, a equipe goiana volta a se preocupar. Na próxima rodada, o Atlético-GO visita o Santos, quinta-feira, no Pacaembu.
Erro fatal
Precisando voltar a vencer para acabar com a incômoda sequência de derrotas no Brasileirão, o Atlético-GO dominou a posse de bola e tentou assustar o Bahia nos minutos iniciais. Com boas trocas de passe pela direita, o lateral Rafael Cruz, líder do Troféu Armando Nogueira, e o atacante Felipe davam a entender que o time da casa teria o controle das ações no Serra Dourada.
Porém, na reta final de uma competição tão equilibrada, vacilar pode ser fatal. Eficiente, o tricolor baiano aproveitou uma falha de Thiago Feltri e abriu o placar logo aos dez minutos. O lateral-esquerdo rubro-negro perdeu a bola para Marcos, que invadiu a área e cruzou para Souza. Livre, o centroavante apenas empurrou a bola para o fundo das redes: Bahia 
Hélio dos Anjos tentava passar tranquilidade à equipe após o gol sofrido. O Atlético-GO continuava com mais posse de bola, mas tinha muitas dificuldades para entrar na defesa rival. Enquanto a defesa do Dragão se atrapalhava nos poucos lances em que era atacada, Paulo Miranda e Danny Morais eram precisos nos desarmes e nas jogadas de bola aérea.
A solução encontrada pelos mandantes foi arriscar chutes de fora da área. Bida, em duas cobranças de falta, e Felipe, em chute de esquerda, tentaram, sem perigo, ameaçar Marcelo Lomba. Bem postado em campo, o Bahia quase chegou ao segundo gol com Lulinha após um contra-ataque.
Descontrole
A partida caminhava de forma tranquila até os 31 minutos. O árbitro Péricles Bassols Cortez não tinha aplicado nenhum cartão aos jogadores. Mas quando Souza disputou uma bola com Gilson pelo alto, o zagueiro atleticano levou a pior e iniciou uma ríspida discussão. O resultado do desentendimento foi a expulsão dos dois atletas.
O Bahia perdia seu homem de referência, autor do gol da equipe e artilheiro na temporada. O Dragão perdia um dos jogadores mais regulares do time no Brasileirão, o que deixava a defesa ainda mais confusa. Antes do fim do primeiro tempo, o Atlético-GO ainda criou uma ótima chance para empatar o duelo.
Anselmo recebeu lançamento na grande área, fez o pivô e rolou para Felipe. O atacante dominou com o pé esquerdo e bateu de direita, com a ponta da chuteira. Marcelo Lomba fez uma grande defesa.
Filme repetido
Na etapa final, Hélio dos Anjos não quis recompor a zaga rubro-negra. O volante Agenor foi deslocado para a defesa ao lado de Anderson. Felipe deu lugar a Juninho no ataque. No Bahia, Joel Santana manteve a aposta em Lulinha, isolado no ataque nos minutos iniciais. O panorama foi o mesmo do primeiro tempo. Enquanto os goianos controlavam a posse de bola, o Tricolor apostava nos contra-ataques.
Ineficiente, o Atlético-GO seguia com muitas dificuldades para articular as jogadas de ataque e insistia em chutes de longa distância, o que deixava a torcida rubro-negra impaciente nas arquibancadas do Serra Dourada. Aos 13 minutos, o Dragão criou uma grande oportunidade. Bida, em mais um chute de fora da área, errou de novo.
A diferença é que a bola desta vez não se perdeu no horizonte. O chute saiu fraco e caiu nos pés de Anselmo. Livre dentro da área, o centroavante chutou no canto esquerdo de Marcelo Lomba, que evitou o empate. Perigoso nos contra-ataques, o Bahia quase liquidou a partida aos 20 minutos. Nikão invadiu a ingtermediária com velocidade, passou pela marcação e chutou cruzado. Márcio fez grande defesa.
Após mais um susto, o Atlético-GO se lançou de vez ao ataque e não foi mais ameaçado. Porém, o Bahia soube segurar o resultado e garantiu a segunda vitória seguida no Brasileirão.

globoesportes.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário