sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Tite convoca Coutinho e deixa quem atua no Brasil de fora

 


O técnico Tite anunciou nesta sexta-feira (29) os convocados da seleção brasileira para os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, contra Colômbia e Argentina, nos dias 11 e 16 de novembro. A rodada dupla é o último compromisso da seleção no ano de 2021.

A lista de hoje manteve a base das últimas convocações, mas trouxe novidades. Os atletas que jogam no futebol brasileiro e que vinham sendo chamados por Tite ficaram de fora dessa vez, como confirmado pelo coordenador Juninho Paulista. Com as competições em solo brasileiro chegando a reta final, o treinador não quis prejudicar as equipes.

Por conta disso, Gabriel Barbosa e Éverton Ribeiro, do Flamengo, Edenílson, do Internacional, Weverton, do Palmeiras, e Guilherme Arana, do Atlético-MG, que vinham sendo chamados, ficaram de fora. Apenas o goleiro Gabriel Chapecó, do Grêmio, foi convocado, em decisão que já havia sido acordada com o Tricolor gaúcho anteriormente.

Outra importante novidade é a volta de Philippe Coutinho. O meio campista do Barcelona retorna a seleção brasileira, segundo o técnico Tite, pela ausência de Éverton Ribeiro, meia articulador no esquema brasileiro. "Ele é um meia articulador, o Éverton Ribeiro não foi possível chamar. O Coutinho é um grande jogador, que está retomando seu padrão. É uma oportunidade dele estar retomando essa função, que hoje é do Paquetá (no time titular)", explicou Tite.

Outro nome que chamou atenção, mas por ter ficado de fora, foi Vinícius Jr. O atacante é titular e um dos grandes jogadores do Real Madrid no momento, mas não foi convocado por Tite.

"É um grande jogador, um potencial impressionante, num grande momento no clube. Mas, que concorre com aqueles atletas, atacantes agressivos, que atacam espaços. É o extremo, o agudo, o ponta que vai para dentro. E aí fica uma situação muito dificil. O desempenho e a oportunidade que Raphinha e Antony tiveram foi um momento importante para a convoação, com todo respeito, nessa concofrencia leal que a gente procura", justificou o treinador.

Virtualmente na Copa do Mundo

Com 31 pontos nas Eliminatórias, o Brasil está virtualmente classificado para a Copa do Mundo do Catar. A equipe de Neymar e companhia tem 15 pontos a mais que o quarto colocado e está a seis pontos da rival Argentina, segunda colocada na tabela de classificação. Até aqui, foram 11 jogos, com 10 vitórias e apenas um empate, contra a Colômbia, próximo adversário do Brasil. 

Caso vença a seleção colombiana no dia 11, na Neo Química Arena, a seleção brasileira pode atingir um feito e tanto e se classificar para a Copa do Mundo com seis jogos de antecedência. Além de Brasil e Argentina, completam o G4 das Eliminatórias Sul-Americanas as seleções do Equador e da Colômbia. O Uruguai ocupa a quinta colocação, que leva a repescagem.

Veja a lista completa

Goleiros

Ederson (Manchester City - Inglaterra)
Alisson (Liverpool - Inglaterra)
Gabriel Chapecó (Grêmio)

Zagueiros

Thiago Silva (Chelsea - Inglaterra)
Marquinhos (PSG - França)
Éder Militão (Real Madrid - Espanha)
Lucas Veríssimo (Benfica - Portugal)

Laterais

Emerson (Tottenham - Inglaterra)
Danilo (Juventus - Itália)
Alex Sandro (Juventus - Itália)
Renan Lodi (Atlético de Madrid - Espanha)

Meio-campistas

Casemiro (Real Madrid - Espanha)
Fabinho (Liverpool - Inglaterra)
Fred (Manchester United - Inglaterra)
Gerson (Olympique de Marselha - França)
Lucas Paquetá (Lyon - França)
Philippe Coutinho (Barcelona - Espanha)

Atacantes

Neymar Jr. (PSG - França)
Raphinha (Leeds - Inglaterra)
Antony (Ajax - Holanda)
Matheus Cunha (Atlético de Madrid - Espanha)
Gabriel Jesus (Manchester City - Inglaterra)
Roberto Firmino (Liverpool - Inglaterra)


Nenhum comentário:

Postar um comentário