sábado, 6 de fevereiro de 2021

Botafogo tem rebaixamento mais precoce do Brasileirão entre clubes já campeões

 

O Botafogo perdeu para o Sport na última sexta-feira (6) e não tem mais chances de permanecer na Série A. Matematicamente, o resultado da 34ª rodada do Campeonato Brasileiro rebaixou o clube para a Segunda Divisão. Faltando ainda quatro jogos para encerrar a competição, a queda da equipe carioca é mais precoce entre as equipes que já foram campeãs brasileiras. 

 

Antes do Botafogo, o Sport, coincidentemente, era o clube que havia sido rebaixado com maior número de rodadas antes do fim do Campeonato. Em 2009, o Leão da Ilha caiu para a Série B na 35ª rodada. O rebaixamento do Glorioso é o mais precoce entre campeões do Brasileirão desde 2006, quando a competição passou a ter 20 times disputando pontos corridos. 

 

O desempenho da equipe carioca também não foi dos melhores nas últimas 14 temporadas. O aproveitamento do Botafogo no campeonato de 2020 foi o quinto pior entre todas as equipes que passaram pela Primeira Divisão nos últimos anos, ficando atrás das campanhas do América-RN em 2007, Náutico em 2013, Avaí em 2019 e Paraná em 2018. 

 

Ao longo desta temporada, o Alvinegro contratou 25 jogadores, utilizou quase 60 atletas durante a competição e teve cinco técnicos comandando o time.

 

Mesmo com quatro jogos pela frente, contra Grêmio, Goiás, São Paulo e Ceará, o foco da equipe agora é planejar um possível retorno para a elite do Brasileiro com a temporada 2021. 


Por enquanto, o Coritiba já está praticamente rebaixado, na vice-lanterna da classificação, enquanto Goiás e Bahia tentam deixar o Z4 e Vasco, Fortaleza e Sport tentam se manter fora das últimas quatro posições.


Nenhum comentário:

Postar um comentário