quarta-feira, 4 de julho de 2018

Primeiro Centro de Canoagem do sul da Bahia é inaugurado

Itacaré ganha Centro de Canoagem

Atletas do sul da Bahia estão comemorando a conquista do primeiro Centro de Canoagem da região, inaugurado pelo Governo do Estado, nesta quarta-feira (4), no município de Itacaré. O equipamento, que recebeu um investimento de R$ 952 mil da Superintendência de Desportos (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), vai alavancar o desenvolvimento local da canoagem, por meio de um núcleo de iniciação esportiva e espaço de treinamento para atletas de alto rendimento.

Para marcar a entrega, a Associação Cacaueira de Canoagem (ACC) realizou um torneio com a participação de 120 atletas, organizados nas categorias Infantil, Menor, Cadete, Júnior e Sênior. Um dos competidores foi o estudante Elenilton dos Santos, 15 anos, que deu as primeiras remadas há um ano, inspirado pela trajetória do canoísta baiano e medalhista olímpico Isaquias Queiroz. “O centro é um incentivo para a juventude, que terá na prática esportiva uma oportunidade para construir um futuro melhor”, afirmou Elenilton. 

O Centro de Canoagem de Itacaré possui salas de fisioterapia e troféus, além de cozinha, academia, vestiários, garagem para canoas, passarela e deck de madeira. Crianças e jovens atendidas pelo Projeto Remando no Rio de Contas e demais atletas locais utilizarão o espaço para o aprimoramento das habilidades, já vislumbrando a possibilidade de participar das próximas edições dos Jogos Olímpicos. 

“A meninada, agora, vai ter uma estrutura de excelência para o desenvolvimento da canoagem. É muito importante esse projeto e apoio do Governo do Estado para a gente”, explicou o presidente da Associação Ubatense Esportiva de Canoagem (AUEC), Marcos José Costa Lima.

Padrão nacional 

O titular da Setre, Vicente Neto, lembrou que outros dois centros de canoagem estão sendo construídos pelo Governo do Estado nas cidades de Ubaitaba e Ubatã, também na região sul da Bahia. “As três obras somam um investimento superior a R$ 3 milhões. São equipamentos de altíssimo nível e padrão nacional, que beneficiarão toda a cadeia produtiva do esporte”, afirmou o secretário durante a inauguração, que teve a presença do prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio.

Na oportunidade, o diretor-geral da Sudesb, Elias Dourado, reforçou o impacto social das obras. “Os centros serão espaços de mudança de vidas, por meio do esporte, gerando oportunidades para as pessoas que precisam, têm capacidade e já demonstraram essa competência na canoagem”, disse.

Itacaré ganha Centro de CanoagemItacaré ganha Centro de CanoagemItacaré ganha Centro de CanoagemItacaré ganha Centro de CanoagemItacaré ganha Centro de Canoagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário