terça-feira, 28 de novembro de 2017

Com Yashin em destaque, pôster oficial da Copa é divulgado


A Fifa divulgou nesta terça-feira o pôster oficial da Copa do Mundo 2018, na Rússia. Inspirado no construtivismo russo, a peça foi feita pelo artista Igor Gurovich e tem como figura principal o goleiro Lev Yashin, o “Aranha Negra”, craque da seleção da extinta União Soviética (URSS).
“Era muito importante para nós mostrar a Rússia como país-sede no poster official, por isso Lev Yashin foi escolhido, um símbolo do futebol russo, como personagem principal”, disse o president do Comitê Organziador da Copa, Vitaly Mutko.No pôster, Yashin aparece com seu tradicional uniforme preto e a boina, alcançando, como uma ponte, uma bola onde aparece o território da Rússia visto do espaço, numa referência ás conquistas da exploração espacial do país.
Yashin é uma lenda do futebol, considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos. Apesar de nunca ter vencido uma Copa do Mundo pela URSS, disputou quatro edições da competição: 1958 (quando enfrentou o Brasil), 1962, 1966 e 1970.
O soviético segue como o único goleiro a ganhar uma Bola de Ouro. Yashin morreu em março de 1990, pouco depois da derrocada da URSS, e meses antes do Mundial da Itália.
“Lev Yashin mudou completamente o que era ser um goleiro”, lembra Vladimir Ponomaryov, companheiro do goleiro na seleção soviética que disputou a Copa de 1966, na Inglaterra.
Sobre o artista
Artista premiado, Igor Gurovich é membro da Academia Russa de Design Gráfico. Ele desenhou o uniforme da delegação da Rússia para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2002, em Salt Lake City, a marca do Kremlin Cup de tênis e redesenhou a marca do Festival Internacional de Cinema de Moscou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário