domingo, 28 de julho de 2013

Campeonato Intermunicipal 2013 é lançado em Salvador

Todos os holofotes do futebol baiano já estão voltados para a maior competição de futebol amador do país. Presidentes de Ligas Desportivas, desportistas e profissionais de imprensa de todos os cantos da Bahia foram apresentados, na manhã deste sábado (27), à edição 2013 do Campeonato Intermunicipal.
 
No Othon Palace Hotel, em Salvador, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) realizou o XVI Congresso da competição. Centenas de pessoas lotaram o auditório do local para acompanhar e conferir todos os detalhes do certame aguardado com ansiedade por milhões de amantes do futebol espalhados por todo o Interior do Estado.
Antes da divulgação da tabela e dos grupos da 1ª fase, uma série de palestras abriu o Congresso. O técnico Laelson Lopes iniciou os trabalhos com a apresentação do Curso para Treinadores de Futebol, promovido pela Padma, em parceria com a FBF. O curso já formou duas turmas e tem como objetivo principal capacitar profissionais para atuarem como técnicos e preparadores em equipes amadoras, de divisões de base e times profissionais.
 
Em seguida, foi a vez do árbitro do quadro da CBF e presidente do Sindicato Baiano dos Árbitros de Futebol (Sinbaf), Arilson Bispo da Anunciação falar ao publico. O experiente profissional do apito destacou a importância da preparação e dedicação dos árbitros para que atinjam os números esperados no Intermunicipal. Arilson ainda revelou que em breve a Escola Baiana de Árbitros estará em atividade ao lado da FBF na busca por novas promessas para a arbitragem da Bahia.
Porém, antes do início do projeto, a entidade máxima do futebol baiano já percorre cidades de todo o Estado realizando cursos de preparação e reciclagem com os árbitros filiados às Ligas Desportivas. O árbitro Ademilton Piedade Carigé, do quadro local, é o responsável por ministrar os cursos e também participou da exposição ao lado de Arilson.
Já a última palestra foi ministrada pelo diretor de registros da FBF, Ricardo Nonato. O diretor alertou os dirigentes sobre todo o processo de regularização e transferências de atletas para registro no BID da CBF.

Na sequência da programação, a prefeita de Coarací, Josefina Castro, que representou todas as autoridades políticas da Bahia na mesa diretora do evento, destacou a importância do Intermunicipal para a economia das cidades e a população dos municípios.
 
Ao final do Congresso, o presidente Ednaldo Rodrigues deu início ao momento mais esperado do dia. O dirigente apresentou o regulamento, tabela e divisão dos grupos regionalizados para a 1ª fase do campeonato.
 
As 66 Seleções ficaram divididas em 18 grupos.  Doze grupos serão compostos por quatro Seleções, cada, e seis grupos com três Seleções, ambos regionalizados.
 
Nos grupos de quatro Seleções, as três melhores avançam para a segunda fase. Já nos de três, as duas melhores continuam na disputa.
Da segunda fase em diante, as Seleções classificadas serão divididas em grupos de duas, cada, para a disputa de jogos de ida e volta.  Os detalhes de cada fase podem ser acompanhados no regulamento abaixo.
 
A abertura do Intermunicipal será no dia 4 de agosto, com o confronto entre as Seleções de São Francisco do Conde e Lauro de Freitas, no Estádio Junqueira Ayres, em São Francisco do Conde. Já o encerramento, quando será conhecida a grande campeã será no dia 8 de dezembro.  O dia 15 de dezembro ainda ficou reservado para qualquer eventualidade ou necessidade de adiamento de jogos.
O troféu de campeão do Intermunicipal 2013 levará o nome do ex-árbitro e membro da Ceaf-BA, José Gomes, conhecido como Mexicano. Campeão e vice ainda serão contemplados com um veículo zero km, cada, ofertados pela Arena Fonte Nova.
 
O presidente Ednaldo Rodrigues encerrou o evento com um sorteio de uma moto zero Km, ofertada pela Mega Sports. O ganhador do veiculo foi a liga Jacobinense de Futebol.

Fonte:fbf

Nenhum comentário:

Postar um comentário