sábado, 5 de março de 2022

Bahia passa marca de 1 mil atletas de águas abertas e lidera com folga ranking nacional

 


A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) divulgou, nesta semana, o ranking das federações estaduais com mais atletas confederados na modalidade de águas abertas (natação no mar), e a Bahia surge mais uma vez no topo da lista. Pela primeira vez, a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) ultrapassa a marca de 1 mil atletas já no primeiro trimestre do ano. 

 

Para se ter ideia, a segunda federação estadual com mais confederados chegou a 263 atletas com o Maranhão, ¼ do total de baianos. Um dos segredos do sucesso local é o campeonato baiano forte, que em sua primeira etapa já contou com quase 600 atletas em fevereiro.

 

“Temos a sorte de possuirmos um litoral vasto. Esse ano serão 11 etapas do estadual com diferentes locais. O alto número de atletas permite a gente a melhorar cada vez mais a estrutura de nossas competições, e atrair tanta gente nova, porque nosso esporte é mesmo democrático, tem pra todos os níveis, e aqui é considerada a melhor organização de provas do país. Isso não sou eu que falo,  é a própria Confederação que afirma e os números comprovam. A galera tem a natação no mar no sangue", avalia Diego Albuquerque, presidente da FBDA.

 

A Bahia tem tradição nas águas abertas, especialmente com Ana Marcela Cunha, campeã olímpica, e Allan Carmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário