sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Professor lança livro em cordel sobre a história do Bahia

 


Futebol e literatura sempre tiveram um entrosamento muito grande, e essa tabelinha de sucesso será posta à prova mais uma vez no próximo sábado (27), às 14h, na Loja Esquadrão, da Arena Fonte Nova, quando o escritor Elton Magalhães lança sua mais nova obra homenageando o Esporte Clube Bahia, seu clube de coração.

O livro ‘Épico Esquadrão - A História do Esporte Clube Bahia em Cordel’, lançado pela Editora Vento Leste, traz nove cantos acompanhados de imagens históricas do Tricolor de Aço ao longo de 98 páginas. Esse é o terceiro livro de cordel de Elton, que irá autografar os livros – que custam R$ 30 – durante o lançamento.

“Eu já tinha lançado outros cordéis sobre o Bahia, mas nos formatos tradicionais de folhetos ou livretos. Agora, é um livro com um material mais consolidado, incluindo imagens raras da história do Bahia. O clube tem dado total apoio ao projeto, cedendo essas imagens históricas, além do direito de uso da marca e o espaço da loja para o lançamento. Estou muito feliz”, comemora o torcedor-autor, que também é professor de Literatura do Instituto Federal Baiano (Ifbaiano). 

Em suas aulas, Magalhães costuma trabalhar a literatura de cordel com os alunos, contribuindo para a preservação de uma tradição popular tipicamente nordestina. 

A ideia de transformar a história do clube mais popular do Nordeste em cordel nasceu em 2013, e parte do texto que vai na obra chegou a viralizar na internet, demonstrando o apelo que o tema tem. 

O texto de apresentação de ‘Épico Esquadrão’ é do jornalista André Uzêda e o prefácio do escritor e jornalista Eliéser César. Elton Magalhães também é autor dos livros ‘2014: O Ano da Copa no País do Futebol’ e ‘Festas Populares da Bahia em Cordel’.

Serviço:

O quê: Lançamento do livro ‘Épico Esquadrão - A História do Esporte Clube Bahia em Cordel’ (Editora Vento Leste, 2021), com sessão de autógrafo do poeta Elton Magalhães
Quando: 27 de novembro de 2021, sábado, a partir das 14h
Onde: Loja do Esquadrão, Arena Fonte Nova, Salvador-BA
Quanto: Entrada gratuita. Livro estará à venda por R$ 30
Informações: (71) 99714-3885


Nenhum comentário:

Postar um comentário