quinta-feira, 18 de março de 2021

Clubes da Bélgica aprovam por unanimidade uma fusão com o futebol holandês

 

Os clubes da Bélgica deram um passo para a criação de uma liga conjunta com a Holanda. Os 18 participantes da Pro League, o campeonato belga, aprovaram por unanimidade a junção das competições dos dois países que deverá ser chamada de "Beneliga". Em nota, a entidade que administra o futebol belga comentou a possibilidade.

 

"Esta ambição de futuro baseia-se no respeito pelas aspirações desportivas dos principais clubes e na necessidade de estabilidade econômica para os outros clubes profissionais. Há um apoio unânime para concretizar a possibilidade do Beneliga e dar-lhe todas as oportunidades. A gestão da Pro League passará a ter um papel ativo nisso", diz o comunicado.

 

A ideia surgiu há dois anos quando cinco clubes da Bélgica, Anderlecht, Brugge, Gent, Genk e Standard Liege, e seis da Holanda, Ajax, AZ Alkmaar, FC Utrecht, Feyenoord, PSV e Vitesse, começaram as conversas sobre uma possível criação da liga conjunta. Porém, elas ficaram paralisadas devido a pandemia do novo coronavírus.

 

De acordo com um estudo, um campeonato envolvendo os dois países aumentariam as receitas totais em cerca de 300 milhões de euros a 1,3 bilhão de euros. Em 2020, os 11 clubes envolvidos mantiveram discussões com a UEFA, controladora do futebol europeu. A proposta não foi bem vista pelas associações de torcedores belgas e holandeses já que as viagens se tornariam mais longas para acompanhar os times.

 

Caso a junção se torne realidade, a Beneliga seria criada a partir de 2025, por causa dos contratos de televisão para as transmissões dos campeonatos nacionais de ambos os países que ainda estão em vigor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário