sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

RETROSPECTIVA 2011: após 15 anos de espera, Brasil volta aos Jogos

O peso nas costas era grande, só que sem os Estados Unidos na briga, a chance de deixar de ser a geração do quase para ser lembrada como a geração olímpica era real. Duas vagas estavam em jogo na Copa América de Mar del Plata. O Brasil entrava na disputa sem três peças importantes no esquema tático, mas se desperdiçasse a oportunidade teria de ir para uma repescagem mundial. O sinal de que desta vez o final da história seria diferente, foi dado diante da Argentina. A seleção não tomou conhecimento da Geração Dourada, nem da pressão da arquibancada. Venceu e partiu confiante para a semifinal contra a República Dominicana e assegurou o retorno do país ao torneio masculino das Olimpíadas após longos 15 anos.
Jogadores do Brasil comemoram após vitória contra o Uruguai, Copa América de basquete (Foto: EFE)
Desde a edição de Atlanta-96, o Brasil não era representado por suas duas equipes nos Jogos. No ano que vem, em Londres, as meninas do técnico Ênio Vecchi também estarão por lá. Da Copa América de Neiva, apenas uma equipe sairia classificada. Na decisão, o Brasil atropelou as hermanas, carimbou o passaporte e o treinador teve de cumprir a promessa de raspar o bigode. Em dezembro, Ênio foi avisado de que não teria seu contrato renovado. Um dia depois, Luiz Cláudio Tarallo, técnico da sub-19, foi anuciado pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB) como o novo comandante.
Na NBB, o Brasília também fez o que se esperava dele. Defendeu o título, virou o time a ser batido, o bicampeão da competição. Na NBA, cinco anos depois o Dallas Mavericks se vingou do Miami Heat. Dirk Nowitzki finalmente realizou o sonho de sua vida com o anel da temporada 2010/2011. Confira a seguir os destaques da bola laranja ao longo do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário