sexta-feira, 28 de junho de 2019

Presidente da Colômbia anuncia que país vai receber final da Copa América de 2020

Presidente da Colômbia anuncia que país vai receber final da Copa América de 2020

O presidente da Colômbia, Iván Duque, anunciou nesta quinta-feira que a final da Copa América de 2020 será realizada no país. Os colombianos vão dividir as partidas do torneio com a Argentina.
– Falei com o presidente da Conmebol, doutor (Alejandro) Domínguez (...), queria confirmar a vocês que a final da Copa América de 2020 vai se realizar na Colômbia – anunciou o presidente, em pronunciamento publicado por suas redes sociais.
Horas depois, o prefeito de Barranquilla, Alejandro Char, disse ter a confirmação de que a decisão será realizada na cidade, no Estádio Metropolitano Roberto Meléndez.
Falta definir os locais das quartas e das semifinais, inclusive se serão disputadas num país só ou divididas entre as duas sedes.
A Copa América do ano que vem será disputada por 12 seleções – as dez filiadas à Conmebol, mais as convidadas Catar e Austrália. A partir de 2020, o torneio será realizado de quatro em quatro anos, sempre em paralelo à Euro.
Divididos em dois grupos de seis (Norte e Sul), os times se enfrentam dentro do grupo, e os quatro melhores de cada chave se classificam às quartas de final. Esse formato terá 12 jogos a mais do que a atual Copa América – 38 partidas em 2020, contra 26 da edição de 2019.
Isso acontece porque o número de jogos na fase de grupos será maior. Cada seleção, portanto, garante o mínimo de cinco jogos. Isso vai fazer com que os semifinalistas disputem oito partidas, uma a mais do que na Copa do Mundo.
A Conmebol vai usar a edição de 2020 para avaliar a "experiência" das sedes Norte e Sul.
A ideia por trás do formato é facilitar viagens dos torcedores ao local onde suas seleções vão jogar, pelo menos na primeira fase. Por isso, já se sabe até quem vai compor cada chave:
  • Grupo Sul: Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai e um convidado;
  • Grupo Norte: Colômbia, Brasil, Equador, Peru, Venezuela e outro convidado.
Haverá um sorteio para definir em que grupo estarão Austrália e Catar.
A Fifa autorizou a Conmebol a usar o período de 12 de junho a 12 de julho de 2020 para a realização do torneio. O Campeonato Brasileiro, porém, não vai parar durante a competição, ao contrário do que acontece na atual edição.

Alejandro Dominguez, presidente da Conmebol, anunciou decisão a presidente da Colômbia — Foto: Martin Fernandez

Nenhum comentário:

Postar um comentário