sábado, 14 de setembro de 2013

Um centenário de dedicação ao futebol da Bahia

O novo século transformou a paisagem da capital baiana em todos os aspectos: no político, no social, no cultural e no econômico. E no futebol não foi diferente. Como o crescimento do esporte caiu no gosto popular de forma surpreendente por tamanha rapidez, porém, desordenado no início, surgiu à imperiosa necessidade de ser fundada uma entidade esportiva para coordenar e disciplinar essa evolução.
 
Na Bahia, essa história começou em 28 de outubro de 1901. Neste dia, o jovem estudante José Ferreira Júnior, conhecido como Zuza Ferreira, apresentou aos baianos um até então desconhecido objeto que trouxe na bagagem de uma viagem para a Inglaterra. Era uma bola.
 
No Campo da Pólvora, Zuza reuniu os amigos e dividiu o grupo em dois times. Em seguida, ele marcou o gol com duas pedras e deu início à prática do futebol no Estado.
Os anos seguintes foram marcados pela adaptação ao novo esporte. Ainda sem regras próprias, os praticantes utilizavam algumas regras oriundas da Europa. A partir daí, foram surgindo os primeiros clubes do futebol baiano, como o Club Internacional de Cricket, primeiro time exclusivamente de futebol, fundado em 1903. O Club de Cricket Victória, atual Esporte Clube Vitória, fundado em 1899, também passou praticar o futebol. Já os primeiros times a se enfrentarem numa partida oficial foram Sport Club Bahiano e o Sport Clube Itapagipe.
 
O crescimento do futebol em solo baiano exigiu a criação de uma entidade para dar conta da organização dos jogos e aplicação das regras. Em 1904, foi criada a Liga Bahiana de Sports Terrestres (LBST).
No ano seguinte, em 1905, a Liga realizou o primeiro campeonato baiano, considerado uma das competições mais antigas do país. Já Salvador despontou como a segunda capital a organizar uma liga de futebol.
 
Mas, em 1913, a LBST passou por uma série de dificuldades, às quais não conseguiu superar, e chegou ao fim, ameaçando a prática da modalidade na Bahia. Porém, no mesmo ano, uma nova entidade foi criada para mudar a história do futebol no Estado.
Em 14 de setembro de 1913 era fundada a Federação Bahiana de Futebol. A entidade organizou o esporte e, deu continuidade ao Campeonato Baiano e criou outras competições que caíram no gosto popular.
 
Pela entidade, passaram diversos dirigentes, que contribuíram para a fomentação do futebol na Bahia. Entre eles estão nomes como Degrimaldo Miranda, Emanoel Hassellman, Carlos Alberto de Andrade, Márcio Matos, Orlando Gomes, Raimundo Magaldi, Raimundo Viana, Antônio Pithon, Marcos Andrade e Virgílio Elísio.
Em 2001, assumiu a presidência da FBF o conquistense Ednaldo Rodrigues Gomes. De lá pra cá, o trabalho do dirigente à frente da entidade não se limitou à prática profissional.  Competições de alto nível são realizadas desde a categoria Sub-12, passando ainda pelo futebol feminino e o futebol amador, que sempre foram destaques com a revelação de grandes craques que marcaram a história do futebol brasileiro no mundo. Vale lembrar, que o cunho social não ficou esquecido. Inúmeros jovens carentes foram tirados das ruas e desviados dos caminhos do crime com o incentivo à prática do esporte.
 
Neste sábado (14), essa história de sucesso e dedicação ao futebol baiano completa invejáveis 100 anos. Um centenário marcado por dificuldades e desafios superados, glórias conquistadas e que deixa uma certeza para o torcedor e os clubes e Ligas Desportivas baianas: a Federação Bahiana de Futebol (FBF) trabalhará sempre pelo fortalecimento de seus filiados, buscando diariamente oferecer maiores condições a todos que estão envolvidos e imbuídos no crescimento do futebol baiano. Novos projetos serão criados, de forma direta ou indireta, sempre prezando o aperfeiçoamento do ser humano.
 
A Federação Bahiana de Futebol (FBF), através do atual presidente, Ednaldo Rodrigues, agradece aos torcedores, filiados, diretores e colaboradores, parceiros comerciais, parceiros institucionais (Polícia Militar, Ministério Público e Polícia Civil), árbitros, auditores do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia, membros do Conselho Fiscal, Governo do Estado, Imprensa escrita, falada e televisada pelo apoio na luta pelo desenvolvimento do futebol da Bahia. Fomentar e difundir o futebol em todo Estado é a missão desta centenária entidade.

Confira a baixo as competições organizadas e apoiadas pela FBF na atualidade:
 
Com o Campeonato Baiano Profissional da 1ª Divisão, Campeonato Baiano da 2ª divisão, Campeonato Baiano Sub-20, Campeonato Baiano Infantil e Juvenil, Campeonato Intermunicipal, Copa Governador do Estado, Campeonato Baiano Feminino e o Torneio Seletivo, além das Copas Regionais de seleções adultas, organizadas pelas ligas municipais, Copa 2 de Julho de Futebol Sub-17, elaborada pela Sudesb com participação anual da seleção brasileira de base, Campeonatos Regionais  Sub-12 à Sub-15, promovidas pelo Esporte Clube Vitória e a Copa Salvador de Futebol Dente de Leite em parceria com a prefeitura, a FBF busca inserir o futebol no calendário esportivo do estado.
 
Confira a lista dos clubes e Ligas filiados à entidade:
 

 
Confira a relação dos campeões estaduais:
 
 
Com informações:
Jornal A Tarde em 27/02/2006, na seção MegaFone do suplemento A Tarde Esporte Clube.

Colaborador FBF:
Wesley Guimarães, Bacharel em Biblioteconomia e Documentação, e Arquivologia pelo Instituto de Ciência da Informação - ICI da Universidade Federal da Bahia - UFBA.

Fonte:fbf

Nenhum comentário:

Postar um comentário