domingo, 4 de agosto de 2013

Brasil encerra participação histórica em Barcelona com dez medalhas

Chegando ao fim neste domingo, o Mundial de Esportes Aquáticos de Barcelona fica marcado como o melhor da história do Brasil. A Seleção deixa a capital catalã com dez medalhas, o título mundial na maratona aquática e um tricampeonato histórico de Cesar Cielo nos 50m livre.
Sem provas de natação nos primeiros dias da programação do Mundial, o sucesso brasileiro teve início na maratona aquática. Logo no primeiro dia de disputas, Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha realizaram feito histórico para o país na prova de 5km.
Até então, o Brasil jamais havia colocado dois atletas em um mesmo pódio no Mundial, tabu quebrado com a prata de Okimoto e o bronze de Ana Marcela. As duas ainda voltariam a comemorar juntas nos 10km, prova em que ficaram com o ouro e a prata, respectivamente.
Na Maratona, Seleção ainda levou um inesperado bronze nos 5km por equipes, no qual Okimoto conquistou sua terceira medalha junto a Allan do Carmo e Samuel de Bona. O bom desempenho brasileiro foi coroado com o título de campeão mundial na modalidade. O país somou 98 pontos, contra 94 da Alemanha e 65 dos Estados Unidos.
A campanha histórica do Brasil foi completa a partir das provas de natação. Sem a mesma badalação dos outros medalhistas, Felipe Lima abriu a caminhada da equipe nacional com o bronze nos 100m peito, na segunda-feira. No mesmo dia, Cesar Cielo garantiu a sua quinta medalha de ouro na competição com o bicampeonato nos 50m borboleta.
Depois, foi a vez de Thiago Pereira finalmente subir ao pódio no Mundial com o bronze nos 200m medley. Ele ainda arranjaria fôlego para encerrar a caminhada de sucesso do Brasil com novo bronze nos 400m medley deste domingo – prova que decidiu disputar de última hora.
O principal feito brasileiro no Palau Sant Jordi, no entanto, foi conquistado neste sábado. Contrariando o favoritismo do francês Florent Manaudou, Cesar Cielo dominou os 50m livre e garantiu um inédito tricampeonato na prova. Emocionado na execução do hino nacional, o nadador protagonizou um dos momentos mais marcantes da competição ao arrancar aplausos de todos os presentes no local durante a cerimônia.
Antes de Barcelona, a melhor participação brasileira no Mundial havia acontecido em Xangai-2011, quando o país conquistou quatro medalhas – todas de ouro. Desde Berlim-1978, o Brasil acumulava apenas 12 medalhas na competição.
Fonte:gazetaesportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário