quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Seleção valoriza prata olímpica, e Giba diz: 'Acostumamos mal o brasileiro'


Bernardinho não estava ali, preso no aeroporto do Rio de Janeiro depois de ter enfrentadoproblemas em seu voo para São Paulo. Sentados no centro de convenções de um hotel em Guarulhos, eram os jogadores, então, que tentavam explicar o que desandou na final contra a Rússia. Todos, claro, queriam mais. Mas, no retorno ao Brasil, a seleção masculina de vôlei fez questão de valorizar a prata conquistada no último domingo nos Jogos Olímpicos de Londres.
Com outras duas medalhas olímpicas no currículo (ouro em Atenas 2004 e prata em Pequim 2008), Giba se despediu da seleção na capital inglesa. O capitão fez questão de ressaltar a importância de o Brasil ter chegado a mais uma final em Jogos, a terceira seguida. Ainda mais depois das críticas enfrentadas pela campanha ruim na Liga Mundial. Lamentou apenas a pouca valorização do feito.
Seleção do Brasil na coletiva de vôlei (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)

- Quando chegamos de Pequim, fomos vistos como um time perdedor. Hoje, o sentimento é de "legal, medalha de prata, mas queríamos o ouro". Nós acostumamos mal o brasileiro. A mentalidade do brasileiro já é "você ganha ou é ultimo". Isso eu aprendi muito nas minhas viagens. Temos de colocar a mão na cabeça e ver por que isso acontece. É triste ver certas críticas sabendo do nosso esforço e do nosso currículo. Aqui, (prata) não vale nada. Aceitamos as críticas pela Liga Mundial, mas nosso objetivo era chegar à final nas Olimpíadas. Queríamosganhar, mas estávamos de novo em uma final. É triste ver esse "não- crédito" na história. Não fosse assim, daríamos mais valor às coisas que nós temos.
Rubinho, auxiliar de Bernardinho, afirma que a seleção brasileira teve o ouro em mãos. Diz que a derrota veio por conta de uma tentativa ousada do técnico rival, que mudou o gigante Dmitry Muserskiy de posição durante a partida.
vôlei giba brasil coletiva (Foto: Agência Reuters)

- A gente fez uma partida muito boa. O que aconteceu foi uma última e desesperada tentativa do técnico deles (Vladimir Alekno). É um grande tecnico, mas não vejo como uma coisa brilhante. Tivemos um amplo domínio e aquela foi a última tentativa de reação. E, para nossa infelicidade, deu certo. Faz parte do jogo.

Nem todos os jogadores participaram da coletiva. Além de Giba, Murilo, Bruninho, Serginho, Lucão, Thiago Alves e Wallace estavam presentes. O último, novato em Olimpíadas, falou da importância de ter participado da campanha em Londres.
- Ganhei toda a experiência de jogar ao lado de Giba, Murilo, Ricardo, Escada (Serginho), pessoas que estão na seleção há mais tempo. Saio bem mais maduro depois da Liga Mundial, que joguei boa parte, e das próprias Olimpíadas, onde fui bem na final e na semifinal. Os caras me passaram toda tranquilidade para jogar daquele jeito. Tenho que manter isso, para continuar firme e forte.
globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário