sexta-feira, 7 de julho de 2023

Presente em todas as edições, a seleção brasileira feminina tem quantos títulos da Copa do Mundo?

 


A seleção brasileira está na Austrália para tentar conquistar seu primeiro título da Copa do Mundo Feminina de 2023. O Brasil disputou todas as edições do Mundial realizadas até o momento, mas nunca conseguiu levantar a taça.

 

O melhor resultado da seleção brasileira foi o vice-campeonato na Copa Feminina de 2007, disputada na China. O Brasil perdeu a final para a Alemanha por 2 a 0, que foram bicampeãs. Naquela campanha, a atacante Marta foi a artilheira com sete gols e eleita a melhor jogadora do Mundial, enquanto a também atacante Cristiane ficou com a Bola de Bronze. Além da dupla de ataque, Daniela e Formiga entraram para a seleção do torneio. 

 

Antes de ter sido vice-campeão, o Brasil havia ficado no terceiro lugar na Copa do Mundo Feminina de 1999, nos Estados Unidos, ao vencer a Noruega nos pênaltis após empate em 0 a 0. Na semifinal, a equipe havia perdido para as anfitriãs norte-americanas. Sisi foi a grande destaque do time Canarinho, sendo artilheira do torneio com sete gols e ficou com a Bola de Prata, além de entrar na seleção da Copa.

 

Nas demais edições, o Brasil não teve muito destaque. Nas duas primeiras Copa do Mundo Feminina, 1991 e 1995, o selecionado foi eliminado na primeira fase e terminou na nona colocação de ambas. Em 2003 e 2011, o time parou nas quartas de final, alcançando o quinto lugar. Já nas últimas duas disputas, 2015 e 2019, a equipe caiu nas oitavas de final e ocupou, respectivamente, o nono e décimo lugares.

 

Em 2023, o Brasil está no Grupo F da Copa do Mundo Feminina. A estreia da seleção brasileira acontece contra o Panamá, dia 24. Depois, o Brasil encara a França, dia 29, e fecha a sua participação na fase de grupos contra a Jamaica, dia 2 de agosto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário