quinta-feira, 15 de junho de 2017

FBF e Governo do Estado lançam Curso de Qualificação de Gestores de Ligas


Em 2014, ao ser reeleito presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues apresentou como bandeira de campanha a "Qualificação Geral da Gestão do Futebol". Ao lado do seu vice-presidente, Ricardo de Lima, o dirigente lançou um projeto de profissionalização geral de todos os setores da cadeia produtiva do futebol baiano.

A execução foi iniciada dias após a eleição para o novo mandato. Diversos cursos para presidentes de clubes, árbitros, presidentes de Ligas foram realizados desde então. Agora, chegou a hora de concluir a promessa.

Diante de um auditório composto por dirigentes dezenas de Ligas e clubes profissionais das Séries A e B, profissionais de imprensa, atletas e autoridades, na Arena Fonte Nova, a FBF e o Governo do Estado lançaram, nesta segunda-feira (12), o Curso de Qualificação de Gestores de Ligas de Futebol. O projeto, realizado em parceria com a Superintendência de Desporto do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com o financiamento do Ministério do Esporte, por meio da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, visa dotar as entidades que atuam no futebol no Interor do estado com melhor estrutura gerencial, capacitando os profissionais a desenvolver ações administrativas, gestão de projetos, marketing esportivo e relações interpessoais compatíveis com o mercado do futebol amador e profissional da atualidade.


Participarão do curso os dirigentes de Ligas Desportivas, diretores de esportes dos municípios e secretários municipais das 417 cidades da Bahia. O calendário do evento será aberto já na próxima sexta-feira (16). Até dia 18, os profissionais dos municípios da Região Metropolitana de Salvador serão capacitados na Capital.
 
Em seguida, o curso passará pelas cidades das regiões de Piemonte Norte do Itapicuru, Sisal, Itaparica Semiárido Nordeste II, Irecê, Chapada Diamantina e Piemonte do Paraguaçu, Litoral Sul, Sertão Produtivo, Recôncavo, Sudoeste Baiano, Litoral Norte e Agreste Baiano, Bacia do Rio Corrente, Portal do Sertão e Bacia do Jacuípe, Extremo Sul, Baixo Sul, Médio Rio de Contas, Bacia do Rio Grande e Velho Chico, Médio Sudoeste da Bahia, Bacia do Paramirim, Costa do Descobrimento, Piemonte da Diamantina, Vale do Jequiriçá e Sertão do São Francisco, última etapa, que acontecerá entre 19 e 21 de janeiro de 2018.
O curso terá carga horária de 16 horas. O conteúdo programático abordará temas como Teoria Geral da Administração – Políticas setoriais do esporte, gestão do futebol e conjuntura mundial; Formação de Equipes Gestão de Escolinhas de Futebol e Trabalhos com Fundamentos; Direito Esportivo - Lei do Passe, Estatuto do Torcedor, direito federativo e de imagem; Elaboração e Gestão de Projetos -Elementos de um projeto e oficina de elaboração de projetos esportivos; Marketing Esportivo – Cases Relatos de vivências e projetos de sucesso; Relações Interpessoais e Ética - Relacionamento entre dirigentes, atletas, público, arbitragem, empresários, imprensa e ética.


A solenidade contou com as presenças de diversas autoridades, como o Governador da Bahia, Rui Costa; o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues; a Secretária da Setre, Olívia Santana; o diretor geral da Sudesb, Elias Dourado; o diretor-geral do IRDEB, Flávio Gonçalves; a senadora Lídice da Mata, os deputados estaduais Bobô, Marcelino Galo, Roberto Carlos, Sargento Isidório e Manassés; o vice-presidente da FBF, Ricardo de Lima entre outros.
 
Na oportunidade, Ednaldo Rodrigues lembrou a luta diária para colocar o projeto em prática. "Foi com muita luta que conseguimos viabilizar esse projeto ao lado do Ministério do Esporte e do Governo do Estado, através da Sudesb. Foi um trabalho que se iniciou ainda em 2014 e conseguimos concretizar agora. Naquele ano, fui reeleito presidente da Federação Bahiana de Futebol com o slogan de campanha 'Qualificação Geral da Gestão do Futebol'. Nosso objetivo nesse mandato sempre foi a profissionalização geral de todos os setores da cadeia produtiva do futebol. Realizamos diversos cursos e palestras com dirigentes de clubes profissionais e Ligas. Agora chegou a vez de qualificar os gestores no âmbito dos municípios. Não só os presidentes de Ligas poderão se qualificar, mas também as pessoas que representam o poder público municipal, como secretários de Esportes e diretores de Esportes das cidades, além de ser um projeto aberto àqueles que fazem parte do futebol profissional, mas também têm interesse", disse.


Já a secretária Olívia Santana destacou o investimento deR$ 1,3 milhão para realizar o Curso e capacitar os profissionais. "Nós vamos ter um trabalho que será distribuído em 23 encontros, alcançando os 27 territórios de identidade. São encontros de capacitação de dirigentes de ligas e gestores esportivos municipais. Já temos uma grade de cursos para capacitação em projetos, com elementos da ética e relação de convivência para combater a violência. É um conjunto de conteúdos. Nós vamos circular até 2018, promovendo debate e qualificando esses gestores".
 
Parceria com o IRDEB - Na mesma solenidade, a FBF e o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB) celebraram a parceria entre a entidade e a TVE. A emissora pública baiana fará a transmissão de cinco competições baianas. Jogos do Intermunicipal, Baianão Feminino, Série B do Baianão, Baianão Sub-20 e Copa Governador do Estado da Bahia serão transmitidos ao vivo e em alta definição para todo o estado, através da TVE, e para todo o mundo, por meio do portal do IRDEB e das redes sociais do instituto. A emissora ainda transmitirá partidas da Copa 2 de Julho, competição realizada pela Sudesb com o apoio da FBF.


O governador Rui Costa destacou a importância da parceria entre Governo e FBF para os baianos. "O objetivo é que todo mundo possa se reconhecer na tela da TV pública, o baiano do Oeste, da Chapada Diamantina, do norte do estado, do Nordeste, enfim, a Bahia precisa se ver na tela da Bahia. É da maior relevância que as nossa juventude ganhe visibilidade. Se uma TV comercial, eventualmente, não tem interesse de transmitir esses jogos, pela falta de patrocinadores, a TV pública dá visibilidade à nossa juventude e quem sabe podemos promover daí diversos craques que vão ajudar o futebol baiano a melhorar o seu desempenho no futebol nacional".
 
Flávio Gonçalves, diretor do IRDEB, lembrou da oportunidade de se mostrar a diversidade do estado com as transmissões. "Não tem uma emissora no Brasil que transmita tantos campeonatos como a TVE está transmitindo. Na Bahia não tem só Série A com 11 times. São seis competições com praticamente 150 equipes. E a gente da TVE tem trabalhado para cada vez mais trazer essa juventude para a frente das telas. A cada jogo, nós vamos produzir uma reportagem com a história e a realidade de cada uma dessas cidades. Nós teremos nove câmeras em cada um dos estádios, transmitindo com sinal em HD aqui para região metropolitana. Hoje, mais de 5 milhões de habitantes, em 14 municípios, já conseguem captar nossos sinal em HD".


Por fim, Ednaldo Rodrigues comemorou a importância da parceria para o desenvolvimento do futebol baiano. "Ressaltamos a parceria com o Governo do Estado, através do IRDEB, no futebol baiano. A TVE hoje transmite cinco importantes competições do nosso Estado, que são Intermunicipal, Baianão Feminino, Série B do Baianão, Baianão Sub-20 e Copa Governador do Estado da Bahia, todas em alta definição. A TVE transmite, ainda, a Copa 2 de Julho, competição promovida pela Sudesb com o apoio da FBF. Essa parceria tem contribuído, e muito, para o fortalecimento do futebol baiano", concluiu o mandatário da FBF.

Clique aqui e confira a galeria de fotos do evento

Fonte: FBF

Nenhum comentário:

Postar um comentário