sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Vitória vence o Bahia nos pênaltis e conquista título do Baianão sub-15

 


Vitória é o novo campeão do Baianão sub-15. A equipe rubro-negra superou o Bahia na tarde desta sexta-feira (28), no Estádio de Pituaçu, em Salvador, após um confronto em que levou a melhor no tempo normal e confirmou o título na disputa de pênaltis.

O Leão da Barra precisava reverter a derrota no jogo de ida, quando o Bahia venceu por 1 a 0, e conseguiu igualar o placar agregado com um gol de Geovane Pedro, autor do único tento do duelo desta volta.

Com a vitória por 1 a 0 no tempo regulamentar, a decisão foi para as penalidades. Na marca da cal, a equipe rubro-negra mostrou mais eficiência e garantiu o troféu ao fechar a série em 3 a 1.

Escalações

Bahia: Edson Daniel; Luis Felipe, João Franco, Leônidas e Victor Gabriel; Tarlysson Pablo, Caio Lino e Daniel David; Pedro Thaylan, Natan e Davi Silva. Técnico: João Milanez.

Vitória: Clóvis Vinícius; Geovane Pedro, Sandro Diniz, João Manoel e Silas Nogueira; Guilherme, Luis Gustavo e Luiz Guilherme; Erick, Pedro Henrique e Ruanderson. Técnico: Jeanderson Santana.


quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Bahia se classifica para a Libertadores pelo segundo ano consecutivo

 


Em 2026, o Bahia irá mais uma vez em busca da Glória Eterna. Com a derrota do São Paulo para o Fluminense na noite desta quinta-feira (27), no Maracanã, pelo placar de 6 a 0, o Esquadrão de Aço não pode mais ser alcançado pela equipe paulista, garantindo pelo menos a sétima colocação no Brasileirão 2025, o que assegura, no mínimo, uma vaga na fase preliminar da Copa CONMEBOL Libertadores de América.

Diferente de 2024, quando a classificação chegou na última rodada, em 2025 o objetivo foi alcançado com três rodadas de antecipação. O Bahia ainda enfrentará o Juventude, nesta sexta (28) em Caxias do Sul; o Sport, na Arena Fonte Nova, no próximo dia 3 de dezembro; e o Fluminense, no Maracanã, no dia 7.

A expectativa tricolor é conquistar uma pontuação suficiente para retomar a quinta posição, assegurando uma classificação direta à fase de grupos da Libertadores.

Histórico

Será a quinta participação do Bahia na Libertadores. Antes, o Tricolor esteve na competição continental em 1960, 1964, 1989 e 2025. Seu melhor desempenho ocorreu em 89, quando o atual campeão brasileiro caiu nas quartas-de-final para o Internacional, de Porto Alegre.

Na sua última participação, o Bahia acabou eliminado na fase de grupos, após dois triunfos, um empate e três derrotas. O Tricolor chegou a liderar o chamado “grupo da morte”, com Internacional, Atlético Nacional da Colômbia e Nacional do Uruguai, mas foi derrotado nos três últimos jogos e terminou eliminado.


quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Torcida do Flamengo invade ônibus e vira festa com elenco antes da final

 


O AeroFla desta quarta-feira (26) levou a viagem do Flamengo para a final da Libertadores a um cenário pouco usual. Na chegada da delegação ao Aeroporto do Galeão, torcedores subiram pelo teto do veículo e conseguiram entrar no ônibus enquanto o elenco seguia para o Terminal de Cargas, transformando o trajeto em um encontro improvisado entre ídolos e rubro-negros.

Dentro do ônibus, o clima virou euforia. Vídeos publicados nas redes sociais mostram torcedores abraçando Arrascaeta, Léo Pereira e Danilo, além de registros com outros nomes do elenco. Jorginho chegou a tirar a própria camisa e entregá-la a um fã.

Entre abraços, celulares levantados e cantos de arquibancada em ambiente fechado, o momento rapidamente se espalhou entre os jogadores nas redes sociais.

O meio-campista espanhol Saúl também foi cercado por torcedores e publicou fotos ao lado dos rubro-negros, comentando a cena com bom humor: “Meu Deus, que loucura! O segurança já trabalhou por hoje”.

Segundo a Polícia Militar do Rio de Janeiro, mais de 10 mil flamenguistas participaram do AeroFla. O comboio que levou a delegação do BRT do Galeão até o Terminal de Cargas contou com acompanhamento de agentes de segurança.

Agora, a expectativa se desloca para Lima, onde o Flamengo disputa o título continental neste sábado (29), às 18h, diante do Palmeiras, e tem chances de se tornar o maior campeão brasileiro da história da Libertadores.


Vitória pode jogar em Pituaçu ou na Fonte Nova em 2026, diz Fábio Mota

 


O Vitória pode trocar de casa na próxima temporada de 2026. O presidente Fábio Mota confirmou ao bahia.ba a informação divulgada pelo Bahia Notícias, sobre a possibilidade do Leão mandar seus jogos em Pituaçu ou Arena Fonte Nova durante as obras de reforma da nova Arena Barradão.

“Sim, verdade. Tanto Pituaçu quanto Arena Fonte Nova”, resumiu o dirigente.

Na última segunda-feira (24), o Vitória apresentou oficialmente o projeto da Arena Barradão em consórcio com a SD Arenas. A praça esportiva passará por uma grande reforma e será transformada em uma arena multiuso. Além de jogos de futebol, o equipamento também poderá receber eventos corporativos e show internacionais.

O projeto prevê uma ampliação significativa da capacidade do estádio, passando de 30.793 para 40.597 pessoas, e vai modernizar toda a estrutura. Além disso, o número de camarotes também será ampliado de 20 para 116. Um restaurante com vista para o campo será construído, e a fachada principal ganhará formato de ondas em homenagem à Baía de Todos-os-Santos.

Após aprovação unânime da diretoria, o projeto segue para análise do Conselho Fiscal e do Conselho Deliberativo. Caso avance, o Vitória deverá se reunir com a Prefeitura de Salvador e o Governo do Estado para obtenção dos alvarás e licenças ambientais necessárias. A expectativa é que as obras tenham início na metade de 2026.

No momento, o Vitória luta pela permanência na Série A do Campeonato Brasileiro 2025. O Leão está fora da zona de rebaixamento ocupando o 16º lugar na tabela de classificação com 39 pontos, um a mais do que o Santos, que abre a degola em 17º. No próximo sábado (29), às 16h, o time baiano recebe a visita do Mirassol, no Barradão, pela 36ª rodada.


Fonte: bahia.ba


terça-feira, 25 de novembro de 2025

Vitória apresenta oficialmente projeto da Arena Barradão

 


O Vitória divulgou, na noite desta segunda-feira (24), os detalhes do projeto da Arena Barradão, que prevê a ampliação do estádio e a modernização da estrutura para receber partidas de futebol, além de shows e outros tipos de eventos.

A proposta prevê que a capacidade do Barradão passe dos atuais 30.793 para 40.597 torcedores. Já o número de camarotes deve aumentar de 20 para 116, com a criação de cerca de sete mil novos lugares destinados ao público. O projeto inclui ainda outras áreas, como um rooftop com vista panorâmica, restaurantes com visão para o campo, arquibancadas exclusivas e terraços cobertos, planejados para a realização de eventos corporativos e culturais.

A execução ficará a cargo do consórcio SD Arenas, formado pela SD Plan e pelo Grupo AR, responsáveis pelo investimento, pela administração financeira e pela operação da arena. Enquanto a SD Plan atuará nas áreas de engenharia, infraestrutura e manutenção, o Grupo AR cuidará da hospitalidade, da gastronomia e dos eventos.

Pensada como uma arena multiuso, a Arena Barradão deverá abrigar jogos do Vitória e grandes eventos, incluindo shows internacionais. O projeto também prevê a instalação de shopping, museu, restaurantes, camarotes exclusivos, áreas de convivência e a criação de um novo setor oeste. A fachada principal terá design em formato de ondas, em homenagem à Baía de Todos-os-Santos.

Após aprovação unânime da diretoria rubro-negra, o projeto foi apresentado a sócios, conselheiros e torcedores, que puderam acompanhar a apresentação de forma remota. A próxima etapa será a análise pelos Conselhos Fiscal e Deliberativo. Caso seja aprovado, o clube dará início aos trâmites junto à Prefeitura de Salvador e ao Governo do Estado para a liberação das licenças ambientais


Fifa confirma potes da Copa de 2026

 


A Fifa confirmou, nesta terça-feira (25), a formação dos quatro potes para o sorteio da Copa do Mundo de 2026. A Seleção Brasileira está no pote 1 e será cabeça de chave de um dos 12 grupos do torneio, que estreia o novo formato com 48 seleções.

Serão quatro potes com 12 equipes cada. O primeiro reúne os três países-sede, Canadá, Estados Unidos e México, além das nove seleções mais bem colocadas no ranking da Fifa. Esse mesmo critério foi utilizado para definir a distribuição das equipes nos potes 2, 3 e 4.

Cada grupo poderá ter apenas uma seleção por confederação, exceto no caso da Uefa, que pode ter até duas. Além disso, o top-4 do ranking será alocado de forma alternada em lados opostos do chaveamento, o primeiro colocado no lado A, o segundo no B, o terceiro novamente no A e o quarto no B.

O sorteio oficial dos grupos da Copa do Mundo de 2026 está marcado para o dia 5 de dezembro, às 14h.


Goleiro do Palmeiras vira alvo do Bahia para 2026, diz site

 


O futuro de Weverton voltou a movimentar os bastidores do futebol brasileiro. Aos 37 anos, o goleiro do Palmeiras tem despertado interesse de diferentes clubes para a próxima temporada, e o Bahia aparece entre os times que avaliam uma possível investida, segundo informação da ESPN.

De acordo com a reportagem, tanto Grêmio quanto Bahia observam o jogador para 2026. O Esquadrão acompanha o mercado de goleiros, mesmo com a boa reta final de temporada de Ronaldo, e busca opções para aumentar a competitividade do setor.

Segundo apuração do bahia.ba, porém, a possibilidade de Weverton vestir a camisa do Tricolor de Aço é descartada pela direção e tratada internamente como improvável neste momento.

O arqueiro do Palmeiras vive um momento de transição. Já em fase final de carreira, o camisa 21 perdeu a posição para Carlos Miguel após sofrer uma fissura na mão em outubro e não voltou a atuar desde então.

A situação abriu espaço para que outros clubes monitorassem o experiente goleiro, hoje com mais de 400 jogos pelo clube paulista e presença constante em convocações da Seleção Brasileira nos últimos anos.

Weverton tem contrato vigente com o Alviverde por mais um ano e mantém o foco exclusivamente na reta final da temporada. O Verdão decide a Libertadores contra o Flamengo no próximo sábado (29), às 18h, no Monumental de Lima, no Peru.


Fonte: bahia.ba


segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Fora de casa, Vitória bate o Sport e dorme fora da zona de rebaixamento

 


O Vitória vai dormir fora da zona de rebaixamento. O Colossal bateu o Sport por 3 a 1, na noite deste domingo (23), na Ilha do Retiro, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Luan Candido, contra, Aitor Cantalapiedra Renato Kayzer estufaram as redes para o time baiano. Enquanto Pablo descontou para os donos da casa.

O Rubro-Negro baiano assumiu provisoriamente o 16º lugar na tabela de classificação com 39 pontos e empurrou o Santos para a zona de rebaixamento em 17º com dois a menos. Porém o Peixe joga nesta segunda-feira (24), às 21h, contra o Internacional, que é o 15º com 40, no Beira-Rio, no complemento da rodada. Estacionado nos 17, o já rebaixado Leão da Ilha segue na última posição.

O Vitória volta a jogar no próximo sábado (29), às 16h, contra o Mirassol, no Barradão, pela 36ª rodada.


Bahia domina o Vasco na Fonte Nova e segue vivo na briga pelo G-5

 


Bahia voltou a vencer no Brasileirão. Com atuação dominante, o Tricolor de Aço superou o Vasco por 1 a 0 neste domingo (23), na Arena Fonte Nova, e deu mais um passo importante na disputa por uma vaga direta na Libertadores de 2026.

O gol do triunfo saiu aos 27 minutos da etapa final, quando Ademir cruzou na medida para Erick Pulga aparecer no segundo pau e completar de cabeça. O lance coroou o ritmo intenso do Esquadrão, que já vinha rondando o gol vascaíno desde o início do jogo.

Com o resultado, o Bahia chega aos 56 pontos — recorde do clube na era dos pontos corridos —, sobe para a 6ª colocação e volta a encostar no Botafogo, 5º colocado com 58. O Cruzmaltino, por sua vez, permanece com 42 pontos e segue em 13º lugar.

Em busca de vaga direta na próxima Libertadores, o Tricolor baiano volta a campo na sexta-feira (28), às 19h, para enfrentar o Juventude, no Alfredo Jaconi, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Já o Vasco recebe o Internacional, também na sexta, às 19h30, em São Januário, precisando pontuar para evitar riscos na parte de baixo da tabela.

Fonte: Bahia.ba


quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Vitória empata com o Palmeiras e volta de São Paulo com um ponto na bagagem

 


O Vitória vai voltar de São Paulo com um ponto na bagagem. Na noite desta quarta-feira (19), o Leão ficou no empate sem gols com o Palmeiras, no Allianz Parque, pelo jogo antecipado da 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com a igualdade, o Rubro-Negro segue abrindo a zona de rebaixamento ocupando o 17º lugar na tabela de classificação com 36 pontos, mesma pontuação do Santos, que é o 16º, mas joga contra o Mirassol, ainda nesta quarta, logo mais às 21h30, na Vila Belmiro, pela 34ª jornada. Com 69, o Verdão permanece na segunda posição, dois a menos do que o líder Flamengo.

O Vitória segue jogando fora de casa. O próximo compromisso será domingo (23), às 18h30, contra o Sport, na Ilha do Retiro, pela 35ª rodada.


segunda-feira, 17 de novembro de 2025

9º Trilhão de Valença movimentou a Praia de Guaibim neste fim de semana de feriado

 


A Praia de Guaibim foi palco da edição especial do 9º Trilhão de Valença, reunindo mais de 500 pilotos apaixonados por aventura. Entre terrenos desafiadores e paisagens de tirar o fôlego, os participantes encararam uma trilha off-road cuidadosamente preparada, no maior evento do gênero em todo o Baixo Sul da Bahia.

Realizado pela Família Esquadrilha, com apoio da Prefeitura Municipal de Valença, o encontro atraiu competidores de várias cidades baianas e até de outros estados, consolidando o município como referência em esportes de aventura.

No sábado (15), as atenções se voltaram para as provas de Supercross, que empolgaram o público com baterias eletrizantes, saltos, manobras e disputas de alta performance. Os espaços da praia foram ocupados por moradores e visitantes, que acompanharam cada detalhe e celebraram a energia do esporte. Além das competições, o dia contou com atividades recreativas e esportivas, ampliando o lazer para toda a comunidade.

No domingo (16), os pilotos partiram para a largada oficial do Trilhão, enfrentando um percurso off-road repleto de desafios técnicos e cenários naturais que exibem a riqueza ambiental da região. O retorno foi marcado por clima de confraternização, entrega de medalhas e celebração entre os participantes.

Presente na abertura do evento, o prefeito Marcos Medrado destacou a organização e o impacto positivo do Trilhão para Valença.

“É uma alegria ver nossa cidade recebendo um evento deste porte, que movimenta a economia local, fortalece o turismo e valoriza o esporte. Parabenizo toda a equipe da Esquadrilha pela organização impecável e agradeço aos pilotos e visitantes que escolheram Valença para viver essa experiência. Seguimos apoiando iniciativas que impulsionam nossa cidade e geram oportunidades para nossa gente.”

Informações: SECOM | Prefeitura Municipal de Valença


sábado, 15 de novembro de 2025

Brasil vence Senegal e encerra jejum histórico

 


A Seleção Brasileira voltou a vencer neste sábado (15), ao derrotar Senegal por 2 a 0 em amistoso no Emirates Stadium, em Londres. Estêvão e Casemiro marcaram os gols da partida, que também colocou fim a um jejum incômodo: o Brasil jamais havia vencido os senegaleses, somando um empate e uma derrota nos confrontos anteriores.

Os amistosos fazem parte da preparação da seleção visando os compromissos de 2026.

O Brasil volta a campo na terça-feira (18), às 16h30, para enfrentar a Tunísia em Lille, na França. A partida fecha a série de dois jogos da Data Fifa e marca o último compromisso da seleção neste calendário de amistosos.


Valença em Movimento: Prefeito Marcos Medrado acompanha reabertura de equipamento esportivo e abertura do 9° Trilhão

 


O feriado da Proclamação da República, neste sábado (15), foi marcado por importantes ações na área do esporte acompanhadas pelo prefeito Marcos Medrado em Valença.

Pela manhã, o gestor participou da reabertura da Praça de Esportes Henrique Pereira, no bairro do Pitanguinha. O evento reuniu moradores, atletas e lideranças locais em um momento de valorização do esporte comunitário. O espaço, coordenado pelo vereador Fabrício Lemos, tem desempenhado um papel fundamental ao movimentar o bairro e aproximar a população das práticas esportivas.

No período da tarde, o prefeito esteve na praia de Guaibim para acompanhar a abertura do 9° Trilhão de Valença, iniciativa realizada com o apoio da Prefeitura e que reúne pilotos de diversas cidades da Bahia e de outros estados. A programação movimentou o distrito ao longo do sábado (15) e promete aquecer o domingo (16) com o segundo dia de atividades, impulsionando o turismo e a circulação de visitantes.

Com grande presença de competidores e público, o evento evidenciou o potencial esportivo e turístico de Valença.
O prefeito Marcos Medrado destacou a importância de fortalecer ações que integrem esporte, lazer e desenvolvimento econômico.
“Ver o Guaibim completamente cheio e com essa energia do esporte é muito gratificante. Incentivar e apoiar atividades como o Trilhão é fundamental para fortalecer o turismo, movimentar a economia e proporcionar lazer para nossa população”, afirmou.

Informações: SECOM | Prefeitura Municipal de Valença


quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Deputado será candidato à presidência do Vitória e defende implantação da SAF

 


O ex-jogador e deputado estadual Marcone Amaral (PSD) foi confirmado como candidato à presidência do Vitória. O anúncio foi feito nesta terça-feira (11) pela Aliança Vitória SAF, grupo que reúne diferentes correntes de oposição e tem como principal bandeira a transformação do clube em Sociedade Anônima do Futebol (SAF).

Marcone defendeu o Leão da Barra entre 1997 e 2001, período em que conquistou títulos estaduais e regionais.

Após deixar o clube, ele construiu carreira no futebol do Catar, onde se naturalizou e disputou 43 partidas pela seleção catari.

Recentemente, o ex-atleta voltou aos holofotes por atuar como interlocutor entre o Vitória e investidores estrangeiros interessados em participar do processo de SAF.

Agora, o parlamentar enfrentará o presidente Fábio Mota nas eleições de dezembro. O nome do candidato a vice na chapa ainda será definido.

Críticas à atual gestão do Vitória

Em entrevista ao bahia.ba, Marcone Amaral criticou o ritmo do processo de transformação do Vitória em SAF sob a gestão de Fábio Mota.

“Eu acho que tem sido um pouco lento esse processo. É um processo que precisa intensificar um pouco mais, para que o Vitória não perca as oportunidades que estão aí no mercado. Eu, como ex-jogador, como cria do Esporte Clube Vitória, já me coloquei à disposição”, declarou.

“O Vitória tem colocado outros pontos na frente da SAF. Por exemplo, a Arena Barradão, a própria antecipação dos direitos comerciais por 50 anos do clube. Então, eu acho que o clube tem que priorizar o mais importante, que é a busca por um investidor”, ressaltou, visivelmente incomodado com a fase atual do Rubro-Negro.

Relação com o Catar e possíveis investidores

Com 11 anos de experiência no futebol do Catar, Marcone diz manter laços com membros da família real catari, controladora da QSI (Qatar Sports Investments), um dos maiores fundos de investimento esportivo do mundo.

O ex-jogador acredita que essa relação pode abrir portas para o Vitória em negociações futuras.

“Tenho esse respeito por um país que eu joguei e defendi com muito orgulho. A partir desse momento, acho que nós iremos falar a mesma língua para que a gente possa estar em conjunto tentando ajudar o clube”, afirmou ao bahia.ba.

Tricampeão baiano e bicampeão do Nordeste pelo Vitória, Marcone destacou que seu objetivo é contribuir para uma nova fase institucional do clube, com foco em profissionalização e solidez financeira.

Aliança Vitória SAF

A Aliança Vitória SAF reúne quatro grupos políticos: Frente Vitória Popular (FVP), Movimento Vitória SAF (MVSAF), Movimento Novo Vitória (MNV) e Movimento Vitória de Verdade (MVV).

O bloco surgiu com o objetivo de unir forças em torno de uma proposta de modernização administrativa e financeira do clube.


terça-feira, 11 de novembro de 2025

Concorrente do Bahia promete valor milionário ao elenco por vaga na Libertadores

 


Mirassol, uma das surpresas do Brasileirão, colocou um incentivo milionário em jogo para motivar o elenco na reta final da temporada. A diretoria do clube paulista definiu um prêmio de R$ 7,5 milhões para ser dividido entre jogadores, comissão técnica e funcionários em caso de classificação direta para a fase de grupos da Libertadores de 2026.

O valor seria repartido entre 37 integrantes do grupo, com percentuais distintos conforme a função de cada um.

A meta faz parte de um plano de premiações que tem impulsionado o bom desempenho da equipe no Campeonato Brasileiro. A informação é do jornalista Arcílio Neto, do ge.

Concorrente direto do Bahia, o Leão Caipira ocupa a 4ª posição, com 59 pontos, seis a mais que o Esquadrão, que aparece logo atrás, em 5º, com 53.

Com cinco rodadas restantes no Brasileirão, os dois times seguem em disputa direta na parte de cima da tabela.

Premiação por metas e casos pontuais

Antes de sonhar com a Libertadores, o Mirassol já havia alcançado outro objetivo: a permanência na elite, recompensada com um bicho de R$ 10 milhões.

Caso o clube feche o campeonato entre os cinco primeiros, o total de bônus distribuído chegará a R$ 17,5 milhões.

Não há, no entanto, gratificações fixas por vitória. A exceção ocorreu na 30ª rodada, quando o elenco recebeu R$ 50 mil por jogador após o triunfo sobre o Sport por 2 a 1.

A partida ganhou clima especial após declarações provocativas do presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho. Em contrapartida, a vitória sobre o Palmeiras não teve qualquer bonificação.

Números e comparação com a folha

Os prêmios oferecidos chamam atenção por superarem a folha salarial mensal do Mirassol, estimada em R$ 4,1 milhões.

O apresentador André Rizek, do Seleção Sportv, destacou recentemente que o gasto mensal do clube é menor que o salário individual de Memphis Depay, atacante do Corinthians.


Vitória tem retornos importantes para duelo com Palmeiras

 


O Vitória terá três reforços para o compromisso contra o Palmeiras no próximo dia 19, na outra quarta-feira, pelo jogo antecipado da 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. O zagueiro Camutanga e os volante Baralhas e Dudu volta a ficar à disposição do técnico Jair Ventura.

Dos três, Camutanga e Baralhas são considerados titulares do time rubro-negro. Inclusive, a diretoria bancou a escalação de Lucas Halter no empate sem gols com o Botafogo pela falta de opções para a zaga, já que Edu estava indisponível por conta do acionamento do protocolo de concussão. Emprestado pelo clube carioca, a utilização de Halter acarretou numa multa de R$ 1 milhão aos cofres do Leão, devido a uma cláusula contratual. A dupla deve voltar a ser escalada entre os 11.

á Dudu tem começado as partidas como opção no banco de reservas. No entanto, quando acionado no segundo tempo, o volante fez boas apresentações, apesar do grande número de cartões amarelos e também vermelho.

Palmeiras e Vitória se enfrentam a partir das 19h30, no Allianz Parque. Lutando pela permanência na Série A, o Leão é o 16º colocado na tabela de classificação com 35 pontos, dois a mais do que o Santos, que abre a zona de rebaixamento em 17º. Já o Verdão é o líder com 68, à frente do Flamengo, que é o segundo, por ter vencido mais


segunda-feira, 10 de novembro de 2025

CBF confirma uso de impedimento semiautomático no Brasileirão a partir de 2026

 


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou nesta segunda-feira (10) a adoção do impedimento semiautomático no Campeonato Brasileiro a partir da temporada 2026.

O anúncio foi feito pelo presidente da entidade, Samir Xaud, durante evento realizado na sede da confederação, no Rio de Janeiro.

O sistema, já utilizado em grandes competições como a Copa do Mundo de 2022 e a UEFA Champions League, é considerado um avanço importante na modernização da arbitragem nacional.

A expectativa é que a nova tecnologia torne as decisões de impedimento mais rápidas e precisas, diminuindo o tempo de análise do VAR e reduzindo as polêmicas sobre marcações de linha.

Padronização e evolução da arbitragem

Durante a abertura do 1º Grupo de Trabalho de Arbitragem, o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Rodrigo Cintra, ressaltou os desafios enfrentados pelos árbitros brasileiros e destacou a importância da uniformização dos critérios.

“Eles hoje são instruídos a fazer trabalho empático, de saber o que o clube, o campeonato e a CBF esperam dele. Temos a certeza de que são profissionais ávidos para se aproximar desse padrão. São referência lá fora e precisam mostrar serviço todos os dias. Porque nosso futebol é um dos maiores”, afirmou Cintra.

O dirigente também lembrou que o futebol brasileiro é um dos campeonatos mais extensos e complexos do mundo, com dez meses de duração e 32 árbitros atuando em alto nível.

Alvo de críticas recentes relacionadas à arbitragem, a CBF aposta que o uso do impedimento semiautomático vai contribuir para aumentar a credibilidade das decisões e padronizar o trabalho da arbitragem no país.

Fonte: bahia.ba


Filho de Ancelotti elogia festa da torcida do Vitória no Barradão

 


Davide Ancelotti, filho do técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti, fez questão de elogiar a torcida do Vitória pelo clima criado durante o empate sem gols no Barradão. O treinador do Botafogo destacou a energia vinda das arquibancadas e reconheceu a influência do público no desempenho da equipe comandada por Jair Ventura.

“Tenho que falar que essa torcida é uma torcida que ajuda muito o time, que canta o jogo todo. Foi um ambiente muito bonito para jogar futebol. Difícil”, afirmou Davide, elogiando o comportamento da massa rubro-negra.

O treinador também analisou o desempenho de sua equipe e reconheceu as dificuldades encontradas diante do Leão da Barra.

“Eles jogam pelas suas vidas e, na segunda etapa, tivemos mais dificuldades. Temos a sensação de uma oportunidade perdida na tabela, mas fico satisfeito com a primeira etapa, onde jogamos com constância”, avaliou.

Mais de 28 mil torcedores empurraram o Vitória no Estádio Manoel Barradas. O público, de 28.264 pessoas, ajudou o time a somar um ponto importante na luta contra o rebaixamento. A renda da partida foi de R$ 664.003,00.

Com o empate, o Rubro-Negro chegou aos 35 pontos e segue na 16ª colocação, dois pontos acima do Santos, que perdeu para o Flamengo no Maracanã.

Já o Botafogo de Davide Ancelotti aparece em 6º lugar, com 52 pontos, logo atrás do Bahia, que soma 53.

O próximo compromisso do Vitória será no dia 19 de novembro, às 19h30, contra o Palmeiras, no Allianz Parque, em jogo antecipado da 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.