terça-feira, 22 de agosto de 2017

Bahiatursa patrocina Regata Aratu Maragojipe

Bahiatursa patrocina Regata Aratu Maragojipe


Será realizada no dia 26 de agosto, na Baía de Todos-os-Santos, a maior competição náutica de percurso do país, a Regata Aratu-Maragojipe. Com três largadas na raia montada entre o Farolete da Base Naval de Aratu e a Ilha de Maré, em 2017 o evento completa 48 anos. Com o objetivo de fortalecer o turismo náutico da Bahia, a Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa) será a patrocinadora máster. Um dia antes, no dia 25, acontece a abertura da regata, na sede do Aratu Iate Clube.

A tradicional regata Aratu-Maragojipe, com 35 milhas, cresce a cada ano pela sua importância no cenário esportivo náutico. A chegada da regata coincide com as festividades em louvor ao padroeiro do município, São Bartolomeu. “Todos os anos apoiamos a Regata Aratu Maragojipe porque sabemos da importância deste evento para o turismo náutico da Bahia, além de reconhecer a Baía de Todos os Santos como uma das principais paisagens para atração do turismo”, revela o superintendente Diogo Medrado.

A Regata Aratu-Maragojipe tem uma particularidade. É uma competição de mar e rio. Metade do percurso nas águas da bela Baía de Todos-os-Santos, a outra dentro das águas do Rio Paraguaçu. As embarcações cruzam a baía e entra no rio Paraguaçu seguindo até Maragojipe. Passam pelas Ilhas de Maré, dos Frades, Itaparica, do Medo, Barra do Paraguaçu e São Roque.

Nas primeiras edições do evento, a maioria das embarcações participantes era composta pelos tradicionais saveiros. Com o passar dos anos, os modernos Veleiros de Oceano passaram a ser os protagonistas, distribuídos em mais de 20 classes. Os tradicionais "Saveiros de Vela de Içar", hoje em extinção, também dão beleza ao evento. 

A Regata Aratu-Maragojipe é também conhecida por atrair grandes nomes do iatismo mundial como Torben e Lars Grael. Torben, juntamente com sua família, competiu em 2010 a bordo do saveiro Vela de Içar. Já Lars participou de diversas edições. Em 2014, fez questão de competir em seu próprio veleiro, o Tangará II, sagrando-se campeão em sua classe.

A Baía de Todos-os-Santos é a segunda maior baía do mundo e a primeira de clima tropical. Entre os principais eventos esportivos locais, estão as regatas Aratu-Maragojipe, da Primavera, Aratu-Salinas, João das Botas, Marcílio Dias e 24 Horas, além do Campeonato Baiano de Vela e a Travessia Mar Grande-Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário