quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Turbilhão Feminino: A legendária Isabel Salgado!

 


Na tarde da última quarta-feira (16), o esporte se despediu da ex-jogadora e treinadora de vôlei Isabel Salgado, em decorrência de complicações causadas por uma bactéria. Isabel tinha 62 anos e deixou 5 filhos, entre eles, 3 jogadores de vôlei de praia, Maria Clara, Caroline Solberg e Pedro Solberg. Isabel sempre teve grande influência dentro e fora do meio esportivo, seja pela sua atuação como jogadora ou pelo seu ativismo político.

 

Recentemente, seu nome foi anunciado para compor o grupo de esportes da equipe de transição do governo Lula, graças a sua personalidade forte, por manifestar e lutar por aquilo que acreditava. Na lista também foram nomeados a ex-jogadora de vôlei Ana Moser e o ex-jogador de futebol Raí.

 

Quando fala-se em pioneirismo no esporte, lembra-se de Isabel. Revelada pelo Flamengo, foi uma das primeiras jogadoras brasileiras a jogar vôlei no exterior, quando o esporte ainda era novidade no Brasil. Quebrou tabus ao jogar grávida até os 6 meses de gestação, contra todas as regras; já se posicionou durante uma partida, ameaçando não jogar, caso a torcida não parasse de hostilizar jogadoras asiáticas; foi uma das principais jogadoras de vôlei da Seleção Brasileira nos anos 80, ao lado de Vera Mossa e Jaqueline Silva; disputou duas Olimpíadas e conquistou seis medalhas em Mundiais.

 

Enfim, o legado de Isabel Salgado é gigante e merece todas as honrarias do esporte brasileiro. Não conseguiu medalhas olímpicas, mas graças a ela, o vôlei feminino brasileiro é respeitado e conseguiu atingir o patamar atual, inspirando outras meninas a serem atletas da modalidade. Obrigada por tudo, Isabel!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário