quinta-feira, 25 de agosto de 2022

CBF promove seminário contra racismo

 


Combate ao Racismo e à Violência no Futebol foi o tema do seminário que aconteceu nesta quarta (24) na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro. A primeira edição do evento contou com a presença do advogado Gamil Föppel, prestigiando o, também baiano, presidente da CBF Edvaldo Rodrigues.

Também estiveram presentes representantes da FIFA, Conmebol, dos times das quatro séries do futebol brasileiro, além de líderes políticos. O seminário foi organizado pelo Observatório da Discriminação Racial no Futebol, que há oito anos vem catalogando casos de racismo, homofobia, xenofobia e machismo no esporte. Pela primeira vez, a CBF está dando apoio logístico e financeiro a esse trabalho. Entre outras ações, hoje foram apresentados os dados do último relatório, referente a 2021.

Gamil Föppel parabenizou a CBF pelo seminário e comemorou “o dia fantástico de trabalho e aprendizado! Não ao racismo e à violência!” Outro baiano a participar do evento foi o cantor e compositor Gilberto Gil, que abriu o ciclo de falas. Gil enfatizou a seriedade da questão e declarou que “o combate a isso requer mobilização ampla das sociedades do Brasil e do mundo. A CBF é mais uma fazendo um gesto de convocação para a solução de um problema que aflige a sociedade, mas que aflige muito diretamente também essa entidade responsável pelo futebol”.

Ednaldo Rodrigues agradeceu e presença de todos e destacou a importância do evento, enfatizando que ele não se encerra no dia de hoje, pois os casos de racismo no esporte, assim como em outros setores da sociedade, infelizmente, não acabarão da noite para o dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário