domingo, 12 de dezembro de 2021

Com ultrapassagem na última volta, holandês Max Verstappen é campeão mundial de F1 pela 1ª vez

 


Nem o maior fã de Fórmula 1 poderia imaginar que a última etapa do campeonato mundial de 2021 seria tão maluca assim. Isso porque o holandês Max Verstappen, 24 anos, ultrapassou o inglês Lewis Hamilton, 36, na última volta do GP de Abu Dhabi e levou o título pela primeira vez na carreira.

Os dois estavam empatados com 369,5 pontos na tabela e quem terminasse na frente na corrida deste domingo (12) seria o campeão. Verstappen largou em 1º lugar, mas foi ultrapassado por Hamilton já na volta inicial e a disputa permaneceu assim até a volta número 54, das 58 possíveis. 

Em entrevista após o fim da corrida, Lewis Hamilton parabenizou o concorrente e disse que deu tudo de si na temporada. “Em primeiro lugar, um grande parabéns ao Max e à sua equipe. Mas estou muito orgulhoso da minha própria equipe e demos tudo. Me senti muito bem com o carro nos últimos meses. Veremos o que acontece no próximo ano", comentou o inglês.

O canadense Nicolas Latifi bateu o carro e o safety car precisou entrar na pista. Dessa forma, os 11 segundos que Hamilton tinha de vantagem sobre Max foram reduzidos para menos de 1 segundo. Na relargada, que aconteceu na volta 57, Verstappen e Hamilton ficaram roda a roda e disputaram o primeiro lugar.

O holandês classificou o momento como "inacreditável". "“É uma loucura. Não sei o que dizer. Estou muito feliz pela equipe e por todos esses caras. Eu amo muito trabalhar com eles. Finalmente, hoje tive um pouco de sorte. Minha equipe sabe que eu os amo e quero fazer isso com eles pelos próximos 10 ou 15 anos".

O pódio ficou completo com Carlos Sainz, da Ferrari. Já o campeonato das construtoras terminou com o título da Mercedes e, em segundo, a Red Bull.


Nenhum comentário:

Postar um comentário