terça-feira, 15 de setembro de 2020

Uma das federações mais antigas do Brasil, FBF completa 107 anos de história

 


A Federação Bahiana de Futebol (FBF) completou 107 anos de fundação nesta segunda-feira (14) e é uma das entidades esportivas mais antigas do Brasil.

 

Campeonato Baiano, Intermunicipal e Baianão Feminino são algumas competições realizadas pela FBF.

 

A história da FBF começou antes da sua fundação em 14 de setembro de 1913. Ainda em 1901, o jovem estudante José Ferreira Júnior, conhecido como Zuza Ferreira, apresentou aos baianos uma bola, trazida de uma viagem para Inglaterra.

 

Nos anos seguintes, o esporte começou a se adaptar com as regras trazidas da Inglaterra. Clubes começaram a surgir, como o Club Internacional de Cricket, em 1903, e dedicado exclusivamente ao futebol. O Club de Cricket Victória, atual Esporte Clube Vitória, foi fundado antes, em 1899, mas passou a praticar o futebol também em 1903. A primeira partida oficial, por sua vez, foi entre Sport Club Bahiano e o Sport Clube Itapagipe.

 

Em 1904 surgiu a Liga Bahiana de Sports Terrestres (LBST). A Liga realizou o primeiro Campeonato Baiano em 1905, mas oito anos depois acabou fechando por conta de dificuldades. Foi quando, em 1913, fundaram a Federação Bahiana de Futebol, que está localizada na Praça Castro Alves, no Centro Histórico de Salvador.

 

A FBF é presidida por Ricardo Lima desde 2019. O seu vice é Manfredo Lessa. Dentre alguns nomes que já comandaram a entidade estão: Degrimaldo Miranda, Emanoel Hassellman, Carlos Alberto de Andrade, Márcio Matos, Orlando Gomes, Raimundo Magaldi, Raimundo Viana, Antônio Pithon, Marcos Andrade, Virgílio Elísio e Ednaldo Rodrigues, atualmente vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).


Nenhum comentário:

Postar um comentário