GOVERNO DO ESTADO. BAHIA, AQUI É TRABALHO

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Livros sobre futebol em PDF que você precisa ler

 

Se tem uma coisa que podemos afirmar sem nem pensar muito sobre a internet é a democratização do acesso à informação e conteúdo de todos os tipos. Claro que ainda há muito atraso para tirar em relação a essa acessibilidade, mas a verdade é que hoje é mais fácil do que jamais foi antes.


Quando o assunto são livros, um formato que modificou a forma como produtos são consumidos online foi o PDF, que desde então se estabeleceu como a terminação mais importante para arquivos de texto. Mais confiável do que o .txt e o .docx, logo se tornou um favorito para compartilhamento seguro, por ter opções tanto editáveis quanto não-editáveis.


Um programa que pode ajudar demais na hora de consumir esses e-books em PDF é o PDFelement, que oferece algumas funções mais interessantes do que a simples leitura, como por exemplo dividir PDF em páginas. 


Um dos assuntos pelo qual o brasileiro é mais apaixonado – e nada indica que deve mudar – é o futebol. Da mesma maneira que a internet permitiu novas formas de ler, também permitiu novas formas de consumir o esporte em todas as suas vertentes: assistindo jogos, debatendo, torcendo, acompanhando e até mesmo interagindo. 


Considerando, portanto, a vantagem do formato e a democratização do acesso a livros e textos em geral por conta da internet, nada mais justo do que fazer uma lista com alguns livros que estão disponíveis em versão PDF e que são essenciais para qualquer um que ame futebol e queira estar por dentro de passado, presente e futuro do esporte mais popular do mundo.
 

Livros digitais imperdíveis sobre futebol 
Através do leitor PDFelement é possível acessar alguns dos maiores livros sobre futebol disponíveis no mercado brasileiro – todos em português, claro. Se você dominar a língua inglesa, aliás, não deixe de explorar o mercado editorial, que é vastíssimo.


Veja a seguir, então, alguns dos livros mais importantes sobre esse esporte tão querido em todo o mundo, mas que é, indiscutivelmente, especial acima da média para o brasileiro.

 

1. O Negro no Futebol Brasileiro – Mário Filho, 1947
Não há como fugir: se estamos falando de literatura e de futebol brasileiro na mesma frase, citar o clássico “O Negro no Futebol Brasileiro”, de 1947, é indispensável. Escrito por ninguém menos que Mario Filho, que simplesmente dá nome ao Maracanã, esse é provavelmente o livro mais importante sobre futebol do Brasil – e já falava do negro em campo numa época em que nem Pelé tinha surgido ainda. Essencial.

 

2. Febre de Bola – Nick Horny, 1992
Se o brasileiro ama futebol, o inglês não fica muito atrás. No livro de Nick Horny, fanático torcedor do Arsenal, de Londres, o leitor recebe a visão do autor sobre como a paixão pelo futebol influencia seu dia-a-dia, momentos marcantes da sua vida, bons e maus, e a importância que o amor por um clube exerce sobre personalidade, círculo social e estilo de vida de quem está na arquibancada. 

 

3. Futebol & Guerra — Andy Dougan, 2001
Falar em história do futebol é um termo amplo, e pode se referir tanto à criação dos times no século XIX, em meio aos operários, e também a grandes momentos de Copas do Mundo, por exemplo. Andy Dougan, porém, explora um lado belo, ainda que triste, do esporte: sua relação com a guerra. Tratando especificamente do lendário time do Dínamo de Kiev quando da invasão nazista, na Segunda Guerra Mundial, o livro traz uma história incrível de resistência e paixão que só o futebol é capaz de proporcionar. 

 

4. A Pirâmide Invertida — Jonathan Wilson, 2008
Poucos autores de futebol modernos estão no nível de Jonathan Wilson, autor que, entre outras obras, biografou o lendário técnico britânico Brian Clough e escreve para o gigante jornal The Guardian. A obra de 2008, “A Pirâmide Invertida”, é um verdadeiro mergulho na história das táticas do futebol, e conta 150 anos de evolução nas estratégias de jogo até os dias de hoje. Pode parecer muito técnico, mas é uma leitura pensada para todos.

 

Conclusão
Usando um leitor como o PDFelement e explorando recursos como extrair páginas PDF com ele, o leitor tem acesso a um universo deliciosamente vasto de literatura de futebol, a qual apenas começamos a arranhar a superfície nessa lista de sugestões.


Se você gosta de ler e ama futebol, aproveite que os tempos e tecnologia permitem reunir todas essas e várias outras obras no formato e-book, sem os problemas de espaço e peso da versão física, e mergulhe em histórias que vão mudar sua forma de encarar os 22 caras e uma bola num capo. 


Fonte: Bahianoticias


Nenhum comentário:

Postar um comentário